Coleção de Artigos Acadêmicos

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    Artigo Científico
    Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
    (2012) Franco, Ana Maria Paiva; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
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    Artigo Científico
    Sustainable food chains: the role of collective action and government incentives
    (2017) Caleman, Silvia Morales de Queiroz; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Hendrikse, George
    O papel das ações coletivas como elementos de suporte para a manutenção de sistemas agroindustriais sustentáveis é analisado nesta pesquisa. A principal contribuição está em relacionar a ideia de uma cadeia de suprimento e o problema das ações coletivas (coordenação horizontal) que podem ser requeridas para lidar com a externalidade envolvida na provisão de produtos sustentáveis. Adicionalmente, analisa-se como a presença ou a ausência de incentivos governamentais impactam as ações coletivas neste setor. Para tanto, desenvolve-se um argumento formal simples inspirado em estudos de caso relacionados com a produção agrícola sustentável no Brasil e na Holanda. Os resultados apontam que mecanismos de cooperação horizontal sustentam níveis positivos de sustentabilidade, mesmo na ausência de pagamentos diretos feitos pelo governo.