Coleção de Artigos Acadêmicos
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3227
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Artigo Científico Dilemas para a Implementação de Programas de Incentivo Atrelados a Desempenho em Segurança Pública(2020) MARCELO MARCHESINI DA COSTA; Cabral, Sandro;; Saes, Paula MacchioneArtigo Científico Social Networks and Sales Performance(2011) DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Silvio AbrahaoEste artigo trata do impacto das redes informais na melhoria no desempenho de vendedores. Redes informais criam uma estrutura que supera a hierarquia formal de uma organização. O foco deste artigo está na rede de aconselhamento e em duas estruturas de rede que têm impacto no desempenho. A pesquisa observou vendedores que desenvolvem uma estrutura coesa, de acordo com a visão de James Coleman, ou uma estrutura que contém buracos estruturais, segundo Ronaldo Burt. Foi incluído também no modelo de análise a questão da força dos laços, de acordo com o trabalho seminal de Mark Granovetter de 1973. Dados censitários de uma organização foram coletados de cerca de 500 funcionários de uma empresa fornecedora de material para a produção agropecuária que conta com 23 filiais. A estimação de uma amostra de 101 vendedores desta empresa mostrou a importância de estruturas coesas, mediante a métrica de centralidade de grau, para as três medidas de desempenho dos vendedores. Laços fortes têm também impacto positivo no desempenho, o que sugere a importância da construção destes laços com membros da rede. Idade, tempo de casa e nível educacional também são suscetíveis de causar impacto no desempenho. Estes resultados implicam que a empresa deve estimular contatos entre colaboradores, para permitir a melhor difusão de informações técnicas e comerciais.Artigo Científico Desempenho de Empresas Diversificadas: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo dos Estados Unidos(2018) Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Arruda, Lucas Mello de CamposEste artigo analisa o efeito da estratégia de diversificação relacionada no desempenho das firmas.Com base em uma amostra de cerca de 70% das companhias aéreas dos Estados Unidos,o trabalho investiga a relação entre o grau de diversificação e a lucratividade das firmas. Foram utilizados modelos de regressão linear múltipla com dados longitudinais(i.e., 6 anos),cuja estimação dos parâmetros foi feita pelo método dos momentos generalizado (GMM).Apesquisa identificaque o padrão de relação entre a extensão da diversificação e o desempenho é curvilíneona forma de U-invertido.Portanto, a expansão do escopo dos negócios das firmas com a estratégia de diversificação relacionada aumenta os esforços de coordenaçãoque, a partir de certo momento, penalizam os benefícios dessa estratégia.