Coleção de Policy Papers
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6761
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Policy Paper Desigualdades Educacionais durante a Pandemia(2020) Cavalcante, Vitor Fernandes; Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo investigamos os determinantes do acesso à internet, do desempenho em testes padronizados e do recebimento de atividades escolares para serem realizadas em casa durante o período de fechamento das escolas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. Resultados obtidos com modelos probabilísticos e de mínimos quadrados ordinários indicam que a pandemia do Covid-19 irá impactar a desigualdade educacional entre alunos. Alunos de instituições públicas, de grupos socioeconômicos mais vulneráveis e de estados com pior desempenho nos testes padronizados possuem menores condições de continuarem os seus estudos durante a pandemia. Além disso, nossos resultados sugerem potenciais aumentos da evasão escolar por parte de alunos mais velhos, que estejam atrasados no ensino, e das barreiras para a mobilidade social intergeracional.Policy Paper Efeitos da Pandemia na Primeira Infância(2021) Cavalcante, Vitor Fernandes; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaNeste artigo verificamos quais foram os efeitos da pandemia do novo coronavírus na primeira infância no Brasil. Apresentamos dados que mostram uma baixa incidência da doença em crianças com idades entre 0 e 6 anos. Entretanto, nossa análise sugere uma subnotificação de casos para crianças mais pobres. Ao comparar o período anterior à pandemia com dados mais recentes, verificamos uma piora do mercado de trabalho para pais e mães de crianças, como o aumento do desemprego e a queda na renda. Apesar disso, mostramos que o auxílio emergencial, programa de transferências de renda do governo, evitou que um número maior de domicílios em que vivem crianças entrasse nas condições de pobreza e extrema pobreza, além de conter o aumento da desigualdade entre essas famílias. Por fim, mostramos que o fechamento das escolas afeta as crianças de modo desigual. Crianças mais pobres possuem condições domiciliares mais prejudiciais ao desenvolvimento infantil. Além disso, o acesso às atividades escolares é maior para crianças que possuem mães com maiores níveis educacionais. Dessa forma, o período posterior à pandemia deverá mostrar um aumento da desigualdade educacional entre diferentes grupos socioeconômicos.