Coleção de Artigos em Andamento [Working Papers]

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3233

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Innovation and growth effects of capital mobility
    (2007) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Batista, Jorge Chami
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    International knowledge mobility
    (2008) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Batista, Jorge Chami
    Neste trabalho nós combinamos um modelo de vantagens comparativas Ricardianas, como em Dornbush, Fisher and Samuelson (1977), com o modelo de “escada de qualidade” de Grossman&Helpman (1991), e analisamos as conseqüências da falta de mobilidade internacional do conhecimento (através do licenciamento das tecnologias das firmas) sobre o padrão de comércio e a taxa mundial de crescimento/inovação. Nossa análise difere da de Taylor (1994) em que aqui a falta de mobilidade internacional do conhecimento irá ocasionar uma violação das vantagens comparativas que é, em si mesma, um fator de redução na taxa de crescimento. Também fazemos uma calibração grosseira do nosso modelo a fim de compará-lo com o modelo neoclássico de crescimento quanto a quão grandes são as perdas de bem-estar devido à ausência de mobilidade internacional do capital.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Alocação ótima do gasto público por nível de ensino e crescimento de renda dos estados brasileiros
    (2018) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
    Nesse artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significante, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo sobre o crescimento da renda para os estados brasileiros mais próximos à fronteira. Nossas estimativas indicam que os estados com renda relativa maior ou igual a 60,29% da fronteira melhorariam sua performance de crescimento ao realocar qualidade do ensino fundamental para o ensino médio.