Coleção Insper Business and Economics Working Papers

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Resultados da Pesquisa

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  • Working Paper
    Tecnologia da Informação e Eficiência Bancária no Brasil
    (2013) Mainetti Junior, Sergio; Gramani, Maria Cristina Nogueira; Barros, Henrique Machado
    Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.
  • Working Paper
    Ativos Estratégicos de Conhecimento do Mercado, Diversificação Relacionada e Desempenho: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique Machado
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.
  • Working Paper
    Determinantes da Escolha de Canais pelo Cliente Corporativo: Um Estudo do Mercado Industrial de Tecnologia da Informação
    (2011) Soares, Guilherme; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique Machado
    A partir de um survey de 505 clientes corporativos do mercado industrial de tecnologia da informação, este artigo analisa, com base no modelo estatístico logit, se os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Os resultados revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados como (estatisticamente) determinantes para a escolha do canal de marketing. Isso sugere que o desenvolvimento de atributos do relacionamento pode depender de características específicas do canal.