Coleção Insper Business and Economics Working Papers

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Resultados da Pesquisa

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  • Working Paper
    Demanda por Meios de Transporte na Grande São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicas
    (2013) Lopes, Carlos Eduardo M.; Moita, Rodrigo Menon Simões
    Este artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo logit usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração de usuários do ônibus para metrô e carro. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro se mostraram mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causariam uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 6% e 28%, respectivamente.
  • Working Paper
    An investigation of the partial adjustment effect of Brazilian IPOs
    (2013) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Moita, Rodrigo Menon Simões; Castanho, Rafael Plantier
    Initial public offer (IPO) is an alternative for companies to finance investments, for families to sell part or the total of their stake, and for private equity to exit. Although bookbuilding process reduces information asymetry and underpricing in IPOs, global literature reports positive first day return. When the underwriter perceives high demand, he or she adjusts upward the offer price, but not the full fair price. This partial adjustment creates positive first day return, which is used to compensate informed investors for revealing truthful information during the pre deal period. We investigate Brazilian IPOs issued between 2004 and 2012 and find evidence of partial adjustment in Brazil. Pre-deal information predicts both, underpricing and the exercise of greenshoe option.
  • Working Paper
    Entry in School Markets: Theory and Evidence from Brazilian Municipalities
    (2012) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Moita, Rodrigo Menon Simões; Andrade, Eduardo de Carvalho
    This paper develops a theoretical model of private school entry and estimates it using data from Brazilian municipalities. The school market is different from other markets because students are both consumers and inputs in the production fuction of education. There is a benefit to study among good peers. The theoretical model predicts a segregated equilib rium where the better students attend the private schools, rendering these with a better (endogenous) quality than the public ones. Hence, a private institution only needs to attract the best local students to be better than the existing public schools. The model’s main prediction is that educa tional inequality induces entry. We use a panel data of private school entry in Brazilian municipalities between 1995 and 2000 to estimate an entry model. The econometric results confirm the main theoretical find ing: education inequality has a positive effect on entry. A higher degree of inequality increases the private schools’ ability to cream skim the best students. We also observe a decrease in the quality of the public schools, as measured by math and reading test scores, when a private school enters a town.
  • Working Paper
    Entradas e Bandeiras: A Estratégia de Interiorização das Cadeias de Fast Food no Brasil
    (2011) Martins, Marcelo Guerra; Moita, Rodrigo Menon Simões
    O presente trabalho analisa a estratégia de entrada de firmas da indústria de fast food brasileira em novos mercados. Investigamos quais os atributos de uma cidade que atrai firmas desta indústria, e como firmas de diferentes cadeias interagem nas suas decisões de entrada. Os resultados indicam que as firmas adotam uma estratégia do tipo me-too: uma vez que uma firma entra em um mercado inexplorado, as demais tendem a também entrar neste mercado. Nossa hipótese é que há uma incerteza quanto ao potencial de um mercado, e a entrada de uma firma sinaliza para as demais que este potencial é elevado. O equilíbrio desse jogo de entrada implica que no processo de interiorização das cadeias de fast food devemos observar mercados com bom potencial com muitas lojas de redes de fast food operando, e outros mercados, também com bom potencial, mas com nenhuma loja operando. Os ganhos da descoberta e da entrada em um novo mercado com alto potencial se dissipa rapidamente com a entrada das firmas seguidoras, concedendo uma vantagem temporária para a firma pioneira.
  • Working Paper
  • Working Paper
    Permanent Excess Demand as Business Strategy: An Analysis of the Brazilian Higher-Education Market
    (2011) Andrade, Eduardo de Carvalho; Moita, Rodrigo Menon Simões; Silva, Carlos Eduardo Lobo e
    Many Higher Education Institutions (HEIs) establish tuition below the equilibrium price to generate permanent excess demand. This paper first adapts Becker’s (1991) theory to understand why the HEIs price in this way. The fact that students are both consumers and inputs on the education production function gives rise to a market equilibrium, where some firms have excess demand and charge high prices, and others charge low prices and have empty seats. Second, the paper analyzes this equilibrium empirically. We estimate the demand for undergraduate courses in business administration in the state of São Paulo, and show that the quality of the student body is important on the students’ decisions of where to study. The results show that tuition, quality of incoming students and percentage of professors with doctorates are the determining factors of students’ choice. Since student quality determines the demand for a HEI, we calculate how much the HEIs value having better students; that is the total revenue that each HEI gives up to guarantee excess demand. Regarding the “investment” in selectivity, 39 HEIs in São Paulo give up a combined 5 million Reais (or US$ 3.14 million) in revenue per year per freshman class, which means 7.6% of the revenue coming from a freshman class.
  • Working Paper
    O Oligopsônio dos Frigoríficos: Uma Análise Empírica de Poder de Mercado
    (2010) Golani, Lucille; Moita, Rodrigo Menon Simões
    Este estudo tem por objetivo analisar a cadeia de carne bovina de corte no Brasil e determinar, empiricamente, se há poder de mercado na relação comercial entre produtores rurais e frigoríficos. Com este fim, procedemos em duas etapas. Primeiro, fazemos uma caracterização da estrutura da indústria, para concluirmos que, de fato, a estrutura se aproxima de um oligopsônio. Usando informação a priori sobre a produtividade marginal do boi gordo, e dados mensais por um período de 14 anos para o estado de São Paulo, encontramos evidência de poder de mercado moderado no setor. Além disso, o poder de mercado não aumentou em anos recentes, quando a concentração no setor aumentou substancialmente.
  • Working Paper
    Gasto em P&D e Poder de Mercado: Teoria e Evidência
    (2010) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Moita, Rodrigo Menon Simões
    Este artigo analisa a relação entre gasto em P&D e poder de mercado na indústria brasileira usando uma base de dados nova: a pesquisa IBMEC-Sensus 2008. Embora consideravelmente menor do que a base da PINTEC 2005, a base IBMEC-Sensus tem como diferenciais o fato de incluir também empresas do setor de serviços (e não só da indústria de transformação) e de incorporar em seu questionário uma estimativa da elasticidade da demanda. Trazemos aqui, também, uma contribuição metodológica para a literatura empírica aplicada ao caso brasileiro: usamos o modelo de Aghion et al. (2002) para fornecer uma justificativa teórica para a especificação econométrica, e em consonância com esse modelo adotamos como medida de poder de mercado o índice de Lerner (IL), e não o índice de concentração de HinferdahlHirschman (IHH), como feito em outros trabalhos. Os resultados obtidos não rejeitam a hipótese de uma relação entre P&D e poder de mercado na forma de U invertido, portanto de acordo com a teoria proposta por Aghion et al. (2002); porém, essa relação é fruto da de determinação simultânea das duas variáveis, não havendo uma relação de causalidade entre poder de mercado e P&D.