Gasto em P&D e Poder de Mercado: Teoria e Evidência
N/D
Autores
Moita, Rodrigo Menon Simões
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Working Paper
Data
2010
Resumo
Este artigo analisa a relação entre gasto em P&D e poder de mercado na indústria brasileira usando uma
base de dados nova: a pesquisa IBMEC-Sensus 2008. Embora consideravelmente menor do que a base da
PINTEC 2005, a base IBMEC-Sensus tem como diferenciais o fato de incluir também empresas do setor
de serviços (e não só da indústria de transformação) e de incorporar em seu questionário uma estimativa
da elasticidade da demanda. Trazemos aqui, também, uma contribuição metodológica para a literatura
empírica aplicada ao caso brasileiro: usamos o modelo de Aghion et al. (2002) para fornecer uma
justificativa teórica para a especificação econométrica, e em consonância com esse modelo adotamos
como medida de poder de mercado o índice de Lerner (IL), e não o índice de concentração de HinferdahlHirschman (IHH), como feito em outros trabalhos. Os resultados obtidos não rejeitam a hipótese de uma
relação entre P&D e poder de mercado na forma de U invertido, portanto de acordo com a teoria proposta
por Aghion et al. (2002); porém, essa relação é fruto da de determinação simultânea das duas variáveis,
não havendo uma relação de causalidade entre poder de mercado e P&D.
Palavras-chave
pesquisa e desenvolvimento; poder de mercado
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
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Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas