Coleção Insper Business and Economics Working Papers
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Working Paper Demanda por Meios de Transporte na Grande São Paulo: Uma Análise de Políticas Públicas(2013) Lopes, Carlos Eduardo M.; Moita, Rodrigo Menon SimõesEste artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo logit usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração de usuários do ônibus para metrô e carro. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro se mostraram mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causariam uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 6% e 28%, respectivamente.Working Paper Entradas e Bandeiras: A Estratégia de Interiorização das Cadeias de Fast Food no Brasil(2011) Martins, Marcelo Guerra; Moita, Rodrigo Menon SimõesO presente trabalho analisa a estratégia de entrada de firmas da indústria de fast food brasileira em novos mercados. Investigamos quais os atributos de uma cidade que atrai firmas desta indústria, e como firmas de diferentes cadeias interagem nas suas decisões de entrada. Os resultados indicam que as firmas adotam uma estratégia do tipo me-too: uma vez que uma firma entra em um mercado inexplorado, as demais tendem a também entrar neste mercado. Nossa hipótese é que há uma incerteza quanto ao potencial de um mercado, e a entrada de uma firma sinaliza para as demais que este potencial é elevado. O equilíbrio desse jogo de entrada implica que no processo de interiorização das cadeias de fast food devemos observar mercados com bom potencial com muitas lojas de redes de fast food operando, e outros mercados, também com bom potencial, mas com nenhuma loja operando. Os ganhos da descoberta e da entrada em um novo mercado com alto potencial se dissipa rapidamente com a entrada das firmas seguidoras, concedendo uma vantagem temporária para a firma pioneira.Working Paper IPOs e a Maldição do Vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009(2011) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Moita, Rodrigo Menon Simões; Plantier, RafaelWorking Paper O Oligopsônio dos Frigoríficos: Uma Análise Empírica de Poder de Mercado(2010) Golani, Lucille; Moita, Rodrigo Menon SimõesEste estudo tem por objetivo analisar a cadeia de carne bovina de corte no Brasil e determinar, empiricamente, se há poder de mercado na relação comercial entre produtores rurais e frigoríficos. Com este fim, procedemos em duas etapas. Primeiro, fazemos uma caracterização da estrutura da indústria, para concluirmos que, de fato, a estrutura se aproxima de um oligopsônio. Usando informação a priori sobre a produtividade marginal do boi gordo, e dados mensais por um período de 14 anos para o estado de São Paulo, encontramos evidência de poder de mercado moderado no setor. Além disso, o poder de mercado não aumentou em anos recentes, quando a concentração no setor aumentou substancialmente.Working Paper Gasto em P&D e Poder de Mercado: Teoria e Evidência(2010) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Moita, Rodrigo Menon SimõesEste artigo analisa a relação entre gasto em P&D e poder de mercado na indústria brasileira usando uma base de dados nova: a pesquisa IBMEC-Sensus 2008. Embora consideravelmente menor do que a base da PINTEC 2005, a base IBMEC-Sensus tem como diferenciais o fato de incluir também empresas do setor de serviços (e não só da indústria de transformação) e de incorporar em seu questionário uma estimativa da elasticidade da demanda. Trazemos aqui, também, uma contribuição metodológica para a literatura empírica aplicada ao caso brasileiro: usamos o modelo de Aghion et al. (2002) para fornecer uma justificativa teórica para a especificação econométrica, e em consonância com esse modelo adotamos como medida de poder de mercado o índice de Lerner (IL), e não o índice de concentração de HinferdahlHirschman (IHH), como feito em outros trabalhos. Os resultados obtidos não rejeitam a hipótese de uma relação entre P&D e poder de mercado na forma de U invertido, portanto de acordo com a teoria proposta por Aghion et al. (2002); porém, essa relação é fruto da de determinação simultânea das duas variáveis, não havendo uma relação de causalidade entre poder de mercado e P&D.Working Paper A Escolha da Faculdade pelo Aluno: Estimação da Demanda e Precificação dos Atributos(2009) Andrade, Eduardo de Carvalho; Moita, Rodrigo Menon Simões; Silva, Carlos Eduardo Lobo eEste trabalho usa um modelo logit agregado para estimar a demanda pelos cursos de Administração do estado de São Paulo. Os resultados indicam que algumas características das faculdades são importantes na determinação do seu market share: o preço, a nota dos ingressantes do Enade (efeito „peer effect‟), o ranking do „Guia do Estudante‟ e o percentual de doutores no corpo docente da instituição. Reputação e qualidade da infra-estrutura não têm impacto significativo. Sem perda de market share, aumentar em 1 ponto a nota do Enade, aumentar o percentual de doutores em 1% e passar de 4 para 5 estrelas no „Guia‟ permitiria a faculdade elevar a mensalidade, respectivamente, em 16,6, 3,31 e 486,14 reais. Por fim, parece existir uma intersecção importante entre as variáveis consideradas relevantes pelos estudantes na escolha do curso e aquelas que compõem o ranking do MEC.