Doutorado em Economia dos Negócios

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    Tese
    The effects of age at school entry: from the first grade to the labor market
    (2021) Oliveira, Alison Pablo de
    Esta tese apresenta uma análise dos impactos da idade de ingresso no ensino fundamental sobre resultados individuais de curto, médio e longo prazo. Com a existência de datas de corte para ingresso no ensino fundamental, crianças nascidas logo após essas datas ingressam na escola um ano após aquelas nascidas logo antes do dia da data de corte. Essas últimas serão as mais novas na sala de aula, enquanto as primeiras serão as mais velhas (excluindo-se os repetentes). Dada essa variação, o Capítulo 1 utiliza regressão descontínua para estimar os efeitos da idade de ingresso sobre os anos completos de estudo, taxa de reprovação, taxa de abando, probabilidade de matrícula no ensino básico e duração do ciclo de vida escolar. Os resultados mostram que os estudantes nascidos imediatamente após as datas de corte, que ingressam no ensino fundamental um ano mais velhos, apresentam menores taxas de reprovação e abandono escolar até o quarto ano após a entrada. No entanto, a partir do 5º ano após o ingresso, os estudantes nascidos logo após o corte passam a abandonar mais a escola e acabam sendo alcançados, em termos de escolaridade média, pelos estudantes nascidos logo antes das datas de corte. O saldo desses efeitos é que os estudantes saem do ensino básico com a mesma escolaridade média, mas aqueles nascidos após a data de corte passam menos tempo na escola. Utilizando dados longitudinais dos indivíduos, o Capítulo 2 investiga se os indivíduos que entram um ano antes na escola apresentam diferenciais salariais positivos no mercado de trabalho formal por serem mais jovens ao saírem do ensino básico. Além disso, testamos os efeitos da entrada antecipada sobre probabilidade de inscrição no Enem, sobre os resultados dos estudantes nas provas do Enem e sobre probabilidade de matrícula em instituições de ensino superior. Os resultados mostram que os estudantes que ingressam antes no ensino básico apresentam um salário médio maior no mercado de trabalho formal, mas não possuem mais experiência na formalidade. Isso indica que eles passam mais tempo no setor informal antes de entrar na formalidade. No entanto, esses estudantes apresentam menores taxas de inscrição no Enem logo após o termino do ensino médio e menores taxas de matrícula no ensino superior (embora essa diferença não seja estatisticamente significativa). Portanto, os resultados mostram que ingressar mais cedo no ensino fundamental é vantajoso para quem não pretende seguir para níveis educacionais mais avançados, mas o resultado é incerto para aqueles que querem cursar ensino superior. Por fim, o Capítulo 3 estimada os efeitos da idade relativa sobre o desempenho dos estudantes no Saeb. Os resultados mostram que os estudantes relativamente mais velhos possuem desempenho significativamente melhor na 4ª série, mas esses efeitos desaparecem na 8ª série.
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    Tese
    Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling
    (2021) Portella, Alysson Lorenzon
    Esta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos, mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para entrar na faculdade. O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de brancos, “boas notas embranquecem”. No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento, avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar as crianças que mais se beneficiariam dele.