Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo(2019) Malerman, Thaís JarcoberO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.Dissertação Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros(2018) Margarido, Aluizio BomfimOs aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.Dissertação Estimação de elasticidade para a classe residencial de energia elétrica(2018) Ponte, André Daniel DeO objetivo deste trabalho é de apresentar estimações para as elasticidades preço e renda da demanda da classe de consumo residencial de energia elétrica, utilizandose modelos de painel de dados (estático e dinâmico), de modo a se contribuir com a literatura existente com estimações com dados mais atuais. A relevância do tema reside no fato da necessidade de se conhecer o comportamento do consumidor, sobretudo da classe residencial, frente a alterações nos preços e na renda, as quais influenciam diretamente na quantidade demandada por energia elétrica. E o conhecimento do comportamento do consumidor é fundamental para subsidiar as decisões de regulação e de investimento deste setor, o qual é intensivo em capital.Dissertação Diferencial de tarifa entre pico e vale como ferramenta de suavização da demanda no sistema de transporte público da cidade de São Paulo(2015) Feres, Leonardo JamilA demanda por transporte público de qualidade nas grandes cidades do mundo é definitivamente crescente e ponto crucial na qualidade de vida dos cidadãos, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto de tarifas variáveis ao longo do dia na demanda por transporte público. Através de um modelo LOGIT de escolha discreta a conclusão é que, apesar da baixa elasticidade a preço dos usuários do transporte público, é possível suavizar a demanda eventualmente sem perda de receitas caso seja concedido desconto de 10% na tarifa durante o horário de vale (fora-do-pico).Dissertação Análise do comportamento da função de produção das cooperativas agrícolas brasileiras(2015) Marco, Alexandre AsatsumaEficiência produtiva é um tema de estudo relevante para qualquer indústria, mas principalmente para a agropecuária. Ao longo dos últimos 30 anos, os produtores têm recebido uma remuneração cada vez menor pelos seus produtos em termos reais, ainda que se leve em consideração o recente boom no preço das commodities. A principal razão para isso são as características do mercado em que atuam, que se aproximam da concorrência perfeita. Além disso, em decorrência dos processos de fusão e de aquisição, as principais empresas do setor se tornaram grandes grupos internacionais com elevado poder de barganha. Diante disso, o papel das cooperativas tem ganhado importância no sentido de apoiar pequenos e médios produtores e garantir que eles possam se manter competitivos e rentáveis na atividade. Esse trabalho se propõe a estudar o comportamento da função de produção das cooperativas agrícolas brasileiras e assim verificar se existem ganhos de escala a serem explorados. Isso tornaria as cooperativas mais eficientes e competitivas, prestando um serviço de melhor qualidade aos seus membros. A contribuição deste trabalho em relação aos demais estudos é que consideramos um leque de cooperativas extremamente diversificado (multi-produtos), que reflete de forma mais precisa o universo de cooperativas estabelecidas no Brasil. A maior parte dos estudos examinados está baseado em produtores e cooperativas mono-produtos e o estudo realizado através da função custo ao invés da função de produção.Dissertação O impacto da clandestinidade na competição de revendas GLP doméstico no mercado brasileira(2008) Nashiro, ArnaldoO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da clandestinidade1 no ambiente competitivo do setor de revendas de GLP doméstico2. Revendas clandestinas podem ter um impacto diferente na competição, tanto por terem custos distintos (Ex: sonegação fiscal e não cumprimento das normas de segurança adequadas à comercialização deste produto) quanto por diferenças em termos de poder de mercado. Estimamos um modelo de entrada inspirado na publicação de Bresnahan & Reiss (1991) para mensurar o impacto que a entrada de novas firmas tem no poder de mercado das firmas existentes e quais são as diferenças observadas entre revendas clandestinas e regulares. A base de dados foi elaborada pelo autor usando uma “cross section” do número de revendas regulares e clandestinas para uma amostra de 469 municípios brasileiros. Os resultados mostram que as firmas clandestinas aumentam a competição quando entram nos mercados, uma vez que o tamanho de mercado para a entrada de uma clandestina é superior ao tamanho de mercado necessário para a entrada de uma firma regular, em um primeiro momento. Os efeitos competitivos decaem rapidamente tanto com firmas regulares quanto com clandestinas, sendo que, com aproximadamente 4 firmas, o grau de poder de mercado é mínimo.Dissertação Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL(2015) Rocca, Letícia Dos SantosO presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).Dissertação Evolução do mercado de bovinos no Brasil: uma abordagem por equações simultâneas(2012) Melo, Frederico RochaO objetivo desta dissertação de mestrado é analisar a evolução do mercado de bovinos no Brasil aplicando a metodologia de equações simultâneas para estimar as curvas de oferta dos pecuaristas e demanda dos frigoríficos. Entre dezembro de 2009 e junho de 2011, apesar da renda real e do preço da carne exportada terem registrado alta, a quantidade de bovinos abatidos foi reduzida em 22% no estado de São Paulo. Este trabalho mostra que este efeito foi causado, principalmente, pela queda no preço real da carne de frango, um bem substituto, alta do preço real da vaca de cria, importante insumo para o produtor, e queda na temperatura, que influencia nas condições de criação do gado. Também, no lado da demanda, observou-se importante efeito da renda sobre o consumo, indicando que com o aumento da renda, a propensão ao consumo de carne bovina diminui. Estas conclusões auxiliam investidores e empresários do agronegócio brasileiro no planejamento de sua atividade com relação à participação da criação de gado em sua gama de ativos ou insumo de produção. Além disso, atuantes no mercado futuro de boi gordo na BM&F Bovespa podem utilizar os coeficientes encontrados nas curvas como ferramentas para estimar oscilações no preço da carne bovina, buscando aperfeiçoar seus investimentos e estratégias.Dissertação A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo(2012) Lopes, Carlos Eduardo MorottiO presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.