Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Teste empírico sobre existência e persistência de market timing na estrutura de capital de empresas brasileiras
    (2008) Marotta, Marcelo
    O objetivo principal desse estudo é verificar se o comportamento relacionado a market timing afeta o volume de ações ofertado durante IPOs e observar variações decorrentes do IPO na estrutura de capital das empresas no curto e médio prazo. Para isolar o efeito das “janelas de oportunidade”, o foco desse estudo é a oferta pública inicial de ações (denominada, pela sigla em inglês IPO) para o período de janeiro de 2004 até dezembro de 2007. Existem indícios de emissão num volume superior de ações no IPO quando empresas se encontram numa condição de mercado considerada “quente” e que parte do excesso de recursos levantado é distribuído via dividendos. Ainda se verifica que tais empresas têm menor rentabilidade que empresas que vêm a mercado em períodos “frios”. Observa-se também que o nível de alavancagem no trimestre que antecede o IPO é similar tanto para empresas que vêm a mercado em momentos “quentes” quanto para as que vêm a mercado em períodos “frios”. E, finalmente, após uma significativa redução na alavancagem financeira logo após o IPO, em apenas 7 trimestres, menos de 2 anos após a oferta, pode-se observar que a alavancagem financeira de empresas que vêm a mercado em períodos quentes é revertida quase aos níveis pré-IPO.
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    Dissertação
    Testes empíricos sobre market timing na estrutura de capital das empresas no Brasil
    (2007) Jiménez, José Ignacio Céspedes
    Este estudo avalia o padrão de financiamento das empresas no Brasil no período de 1996 a 2006 e tem o objetivo de verificar a existência do market timing na escolha da sua estrutura de capital. A necessidade de financiamento é avaliada por meio do modelo da pecking order de Shyam-Sunder e Myers (1999) em seções transversais em que são determinados os coeficientes de endividamento para os trimestres da amostra. Posteriormente, o market timing é testado pelo modelo de Huang e Ritter (2005), utilizando-se proxies de custo de capital próprio e os coeficientes estimados por meio da pecking order. Também foi efetuado o teste market timing por meio do modelo Baker e Wurgler (2002), utilizando-se dados em painel com efeitos fixos e uma medida de valoração market to book. Os resultados indicam haver indícios da presença de market timing no Brasil, ao mesmo tempo em que não houve indícios da existência da pecking order durante o período analisado. O estudo revela haver um maior uso das fontes de capital próprio quando o seu custo é baixo. Os resultados também indicam um menor uso de recursos de terceiros quando as firmas possuem uma alta razão market to book, resultado que está em linha com o previsto pela teoria de market timing.