Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Criação de valor ao acionista em fusões e aquisições no Brasil – Estudo de eventos entre 1995 e 2009(2010) Marcondes, Willer BiancoEste trabalho procura mensurar a criação de valor ao acionista em processos de fusões e aquisições no Brasil, entre 1995 e 2009. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de eventos, para cálculo do valor anormal acumulado (CAR), comparando os resultados obtidos pelo modelo de mercado vis-à-vis aos obtidos com modelo de média de retornos constantes. Analisou-se como o comprimento das janelas de estimação e de eventos pode influenciar os resultados. Comparou-se também como a criação de valor é influenciada no tempo, suas variações entre diferentes setores na economia e a influência da posição de firma na condição de compradora ou alvo no processo de fusão ou aquisição. Os resultados demonstram haver significativa criação de valor, com maior magnitude para os detentores de ações das empresas alvo, dos setores de construção civil e setores diversos, em transações realizadas no período de 2000 a 2004.Dissertação Testes empíricos sobre market timing na estrutura de capital das empresas no Brasil(2007) Jiménez, José Ignacio CéspedesEste estudo avalia o padrão de financiamento das empresas no Brasil no período de 1996 a 2006 e tem o objetivo de verificar a existência do market timing na escolha da sua estrutura de capital. A necessidade de financiamento é avaliada por meio do modelo da pecking order de Shyam-Sunder e Myers (1999) em seções transversais em que são determinados os coeficientes de endividamento para os trimestres da amostra. Posteriormente, o market timing é testado pelo modelo de Huang e Ritter (2005), utilizando-se proxies de custo de capital próprio e os coeficientes estimados por meio da pecking order. Também foi efetuado o teste market timing por meio do modelo Baker e Wurgler (2002), utilizando-se dados em painel com efeitos fixos e uma medida de valoração market to book. Os resultados indicam haver indícios da presença de market timing no Brasil, ao mesmo tempo em que não houve indícios da existência da pecking order durante o período analisado. O estudo revela haver um maior uso das fontes de capital próprio quando o seu custo é baixo. Os resultados também indicam um menor uso de recursos de terceiros quando as firmas possuem uma alta razão market to book, resultado que está em linha com o previsto pela teoria de market timing.