Mestrado Profissional em Economia

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    Os determinantes da sobrevivência de startups em mercados emergentes
    (2022) Deliberato, Rodrigo de Souza
    Vivenciamos a era pós-digital, marcada pelo crescimento exponencial de tecnologias que transformaram a sociedade que conhecíamos. Para o mundo corporativo não foi diferente. Por ser ainda recente, a variedade de estudos referentes a determinantes de sobrevivência de empresas vem crescendo a cada ano, demonstrando sua crescente relevância para o mercado e a academia. Quando se trata de startups em mercados emergentes, este tópico se torna ainda mais atrativo dado o alto potencial de geração de empregos e crescimento econômico para os países em questão. A fim de ampliar a literatura neste âmbito, o presente trabalho teve como objetivo identificar os possíveis determinantes da sobrevivência de startups em mercados emergentes por meio de um estudo em que foram utilizados dados de 53999 empresas presentes em 24 países, entre os anos de 2010 e 2021, extraídos das bases de dados da empresa Cruchbase através da regressão de riscos proporcionais de Cox. O estudo levanta evidências de que as variáveis relacionadas a quantidade de funcionários, indústria, taxa média de empréstimo, investimentos em P&D do país, receita da empresa por funcionário, estágios de financiamento e quantidade de fundadores são estatisticamente significantes para a sobrevivência de startups em mercados emergentes e fatores os quais podem contribuir para tomadas de decisões de investidores e governos em criação de políticas de fomento ao mercado.