Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    O impacto da variação de preços na demanda por livros no varejo
    (2012) Amaral, Cassiano Reis Batista Do
    O conceito de elasticidade da demanda é muito explorado tanto na teoria econômica quanto em estudos ao redor do mundo. Este estudo analisa o comportamento da demanda por livros em uma rede de lojas no Brasil. São consideradas 6 categorias de livros: administração, autoajuda, biografia, infantil, literatura brasileira e literatura estrangeira. Foram utilizados 4 métodos de estimação diferentes. O Método de Momentos Generalizados foi o escolhido para discussão dos resultados por requerer menos hipóteses para identificação. Todas as categorias de livro consideradas apresentaram elasticidades-preço de acordo com o esperado, ou seja, negativos e significativos. As elasticidades-renda em geral ficaram próximas a 1, indicando que a venda de livros nacionais aumenta proporcionalmente à receita total da loja. Com relação às elasticidades-preço cruzadas da demanda, há evidências de alguma substitutabilidade entre categorias de livros.
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    Dissertação
    A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
    (2012) Lopes, Carlos Eduardo Morotti
    O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.