Mestrado Profissional em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Como a proximidade entre gestores de fundos de ações, no Brasil, impacta a composição dos portfólios?
    (2024) Vila, Diogo Gonzalez
    Este estudo investiga a hipótese de que a distância, bem como as mudanças nela, entre os escritórios de gestores de fundos de ações no Brasil, afetam as escolhas de investimento entre os fundos. O objetivo é explorar o potencial impacto da interação social no contexto brasileiro. A análise utiliza dados mensais das carteiras de investimento disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre janeiro de 2005 e dezembro de 2022, além de informações cadastrais das respectivas gestoras de recursos. O método aplicado é a regressão com dados em painel, que permitiu identificar evidências estatisticamente significativas de que tanto a proximidade quanto suas alterações têm impactos nas escolhas de investimento entre os fundos. Esses resultados corroboram a literatura existente, alinhando-se aos achados de Hong, Kubik e Stein (2005) e Pool, Stoffman e Yonker (2013), ao mesmo tempo em que adicionam uma nova perspectiva ao introduzir o efeito das mudanças de localização. A pesquisa contribui para o entendimento das dinâmicas comportamentais e espaciais que influenciam o mercado de ações e o comportamento de investidores.
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    Dissertação
    Impacto de estereótipo de baixa performance de mulheres em ciências exatas na tomada de decisão
    (2016) Piantino, Daniel Crisostomo
    Segundo a literatura de economia de gênero, o estereótipo de baixa performance de mulheres em ciências exatas ajuda a explicar o baixo percentual de mulheres em carreiras relacionadas a engenharia e ciências e vieses em decisões de contratações e promoções para outros campos profissionais aonde habilidades em matemática é considerado uma importante sinalização, tais como no mercado financeiro e corporativo. Para entender melhor esse impacto foi realizado um experimento com estudantes universitários brasileiros que simulava uma contratação no mercado de trabalho. Cada participante escolhia entre um par de candidatos, normalmente um homem e uma mulher, repetidas vezes. Nesses exercícios as decisões de contratações eram tomadas tanto na presença de dois tipos de informação, sendo uma delas auto reportada pelo candidato, como na ausência de qualquer sinalização, apenas com a identificação de cada candidato. Há duas hipóteses testadas nesse experimento. A primeira é que tal estereótipo influencia nessa tomada de decisão. A segunda é que a presença de informações objetivas reduz ou elimina o efeito do estereótipo.