Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    O preço de mercado dos fundos imobiliários reflete seu valor intrínseco?: uma análise no cross-section e uma estratégia que aproveita a volatilidade no preço.
    (2016) Rakowitsch, Andrey Cassiano
    Além dos fatores de risco de amplo conhecimento público (e.g. taxa de vacância), os fundos de investimento imobiliários estão sujeitos ao desprendimento exacerbado entre o preço da cota e seu valor patrimonial. Diz-se que o fundo é negociado com prêmio quando seu preço é maior que seu valor patrimonial e com desconto quando o contrário é verdadeiro. Em análise no cross-section, relaciono este prêmio a fatores de liquidez como turnover, volatilidade e capitalização; além de propriedades inerente aos fundos como categoria e taxa de performance. No entanto, essas variáveis são incapazes de explicar a maior parte do prêmio; seu nível é altamente correlacionado através do mercado e parece excessivamente volátil. Desenvolvo uma estratégia comprando fundos descontados e vendendo premiados para tirar vantagem do excesso de volatilidade que rende pouco mais de 1.2% nos dois primeiros meses, se estabilizando subsequentemente. Paralelos são traçados com a literatura comportamental do ‘enigma dos fundos fechados’ onde o prêmio refletiria o sentimento (pessimismo/otimismo) de investidores pouco sofisticados.
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    Dissertação
    O nível de educação financeira traz um comportamento e resultados diferentes?
    (2013) Bugarin, Rodolfo José de Araújo
    Educação financeira é um tema que vem sendo objeto de estudos desde a década de 90 nos países ocidentais. Programas de governo, inclusive no Brasil, têm sido estabelecidos para alfabetizar a população em finanças pessoais. O objetivo do presente trabalho é entender se educação financeira leva a decisões de investimentos e economias pessoais mais eficientes, ou seja, se os indivíduos que tiveram acesso à “educação financeira” de fato lidam melhor com suas finanças pessoais do que indivíduos que não tiveram este acesso. Para fazermos este trabalho, conduzimos uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário, via redes sociais, sobre educação financeira, situação patrimonial e renda e sobre decisões de investimento e dívidas. A nossa análise indicou que aquelas pessoas que possuem um maior grau de instrução financeira tem de fato um comportamento diferente (e mais positivo) com suas finanças pessoais: possuem menos dívidas, acumulam mais reservas financeiras e agem mais racionalmente diante de situações de risco.