Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Entrada de empresas aéreas brasileiras em mercados domésticos competitivos
    (2013) Américo, André Mercadante
    A indústria do transporte aéreo, caracterizada por sua elevada competitividade e por sua importância econômica no desenvolvimento das diversas regiões do país, é objeto de interesse não apenas das empresas que provêem este serviço, mas também dos usuários e entidades que se beneficiam da presença destes. Os determinantes da entrada das diferentes empresas aéreas domésticas nos mercados definem a capilaridade e abrangência do transporte aéreo no país. A compreensão destes determinantes, diante das características inerentes dos mercados e do comportamento competitivo das demais empresas aéreas, são os objetos de estudo deste trabalho. Utiliza-se um modelo econométrico de escolha discreta (probit) para as análises, sempre mantendo o foco no sentido econômico das variáveis e nas especificidades do setor.
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    Dissertação
    Aplicação do modelo probit para determinar o efeito da presença de companhias aéreas low cost no comportamento de entrada de TAM e GOL
    (2015) Rocca, Letícia Dos Santos
    O presente trabalho tem por objetivo discutir e identificar as características que afetam o comportamento de entrada das companhias aéreas brasileiras nos mercados domésticos, para o período entre 2007 e 2010. Por meio de uma modelagem econométrica de escolha discreta (probit), estima-se um modelo empírico capaz identificar quais os efeitos que variáveis relacionadas às características demográficas, geográficas, segmentação de rotas, competitividade, e à distribuição da malha aérea exercem sobre a decisão de entrada dessas empresas. Além disso, o modelo analisa como o comportamento de entrada das companhias de grande porte TAM e GOL pode ser afetado pela presença de seus rivais nos mercados, incluindo Azul e Avianca Brasil, que, nesse estudo, foram agrupadas e denominadas low cost. Os principais resultados mostram que, as presenças de Azul e Avianca afetam negativamente a entrada das outras empresas maiores. Por outro lado, tanto para TAM como para GOL, a presença de sua principal e maior companhia rival apresenta efeito marginal positivo e significante, o que poderia indicar a possível existência de “efeitos de aprendizagem”, conceito citado por Toivanen e Waterson (2005).