Mestrado Profissional em Economia

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    Dissertação
    Patentes Como Vetor De Aumento Deprodutividade: Um Estudo Em Painelcom 26 Setores Industriais
    (2022) Gazi, Rafael Bellini de Faria
    Este trabalho analisa o efeito que a inovação, medida através de patentes dos Estados Unidos da América, gera em impacto econômico, medido pela produtividade total dos fatores deste país. Isto é feito por meio de análise de dados de painel de 26 setores da indústria americana, entre os anos de 1964 e 2012. O estudo verifica que uma variação no número de patentes ao longo dos anos está correlacionada com variação na produtividade total dos fatores, com significância estatística, segundo o modelo de Causalidade de Granger. Com isso verifica-se que um aumento do número de patentes hoje, ou seja, um aumento na quantidade de inovações hoje, Granger-causará um aumento de produtividade, e como consequência, crescimento econômico no futuro. O estudo ainda prevê uma verificação adicional desta constatação através de teste de endogeneidade entre as variáveis, considerando a variação no preço dos setores da indústria como variável instrumental para a variação nas patentes
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    Dissertação
    Influência do Google Search na previsão do retorno de ações do mercado brasileiro
    (2022) Viola, Rafael
    Muitas pesquisas têm sido conduzidas com objetivo de se prever e aprimorar o resultado de investimentos por parte dos investidores. Tanto fatores intrínsecos ao negócio (crescimento, receita, lucro, balanço, governança corporativa, entre outros), como fatores externos (ambiente econômico, político, especulação) são importantes para se obter resultados consistentes e necessários para se determinar modelos de previsão robustos e assertivos. Dessa forma, estudamos o impacto que o volume histórico de pesquisas na internet tem no retorno de ativos do mercado brasileiro, e quão rápida essa informação é absorvida e incorporada ao seu preço. A modelagem é feita a partir do ajuste do modelo de três fatores de Fama-French, incorporando-se a variável volume de pesquisa no Google. É também analisado o impacto dessas buscas na internet em diferentes portfólios, analisando-se a presença de retorno anormal (alfa) significativo nos portifólios compostos de ações mais pesquisadas. Assim como em Ekinci e Bulut (2021), identificou-se uma relação positiva e significativa entre o volume de buscas/pesquisas e o retorno das ações: conforme aumenta-se o interesse por um determinado ativo, é observado um incremento em seu retorno. No entanto, não é possível determinar com precisão a ordem de direção desses efeitos. Foi observada uma rápida absorção do índice de volume de pesquisa no preço do ativo, uma vez que, pesquisas realizadas em períodos anteriores (semana anterior ou dia anterior) não mostraram impactar de forma significativa o retorno dos ativos no período seguinte, apenas no período corrente.
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    Dissertação
    Como a pandemia do Covid-19 impactou a liquidez das empresas brasileiras?
    (2021) Silva, Rafael Alencar
    O objetivo é analisar como as empresas brasileiras reagiram ao impacto da pandemia de Covid-19. Aplica-se técnica econométrica de dados em painel dinâmico, para uma amostra de 292 empresas em um total de 18 trimestres, cobrindo o período do primeiro trimestre de 2017 ao segundo trimestre de 2021. Como resultado preliminar identificamos que as empresas tomaram empréstimo de longo prazo para manter em caixa por motivo de precaução o que corrobora com a literatura. O estudo também contribui com discussão da extensão do impacto da pandemia do Covid-19 nas empresas brasileiras. O presente estudo mostra que diante da incerteza as empresas buscaram um caixa que desse flexibilidade financeiramente.
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    Dissertação
    A influência de vieses cognitivos para justificar mau comportamento no trânsito.
    (2021) Issei, Eduardo de Arruda
    Este trabalho busca demonstrar que a Economia Comportamental pode explicar decisões consideradas “irracionais” pela Teoria Econômica Clássica. O campo de estudo aqui foca nas decisões que motoristas tomam quando conduzem seus veículos. Custos de tomadas de decisão nos forçam a utilizar heurísticas para decisões rápidas que são constantemente necessárias quando dirigimos. Quando as heurísticas falham ou estamos sujeitos a vieses comportamentais, apresentamos desvios de engajamento moral que por sua vez pioram ainda mais o comportamento de direção do motorista. Buscamos então montar um modelo econométrico que explicasse a relação entre fatores demográficos e o instrumento de desengajamento moral (EJM) para explicar o comportamento através do instrumento Driver Behavior Questionnaire (DBQ). Nossos resultados mostram significância estatística na influência de jovens e homens nas justificativas de transgressões de trânsito e como essas transgressões explicam mau comportamento ao dirigir.