LL.C. em Direito Empresarial

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Responsabilidade Social Corporativa: Uma Perspectiva Internacional Sobre Discriminação de Gênero no Ambiente Corporativo e Glass Ceiling.
    (2021) Alcalá, Júlia Miranda Loes
    O presente trabalho tem o objetivo de tratar da discriminação de gênero quanto aos ambientes corporativos, buscando expor as diversas formas em que os atos discriminatórios são realizados, desde a entrada das mulheres na força de trabalho até as ocasiões em que estão preparadas para assumir cargos executivos. A pesquisa versa ainda sobre a ocorrência de glass ceiling na carreira do gênero feminino principalmente nos momentos em que estão escalando aos cargos seniores ou executivos, sendo impedidas de atingirem seus objetivos profissionais. Tendo em vista a realidade e frequência de tais atos discriminatórios contra as mulheres em suas carreiras, o trabalho busca soluções viáveis para a correção da discriminação e quebra do glass ceiling. Desta forma, a pesquisa identificou como viáveis para inclusão de mulheres nos ambientes corporativos a implementação de práticas de Responsabilidade Social Corporativa, que são ferramentas consequentemente ampliadas mediante a inserção de mulheres nos conselhos de administração e diretorias. Assim, a pesquisa exemplifica diversas práticas de RSC que podem ser adotadas pelas companhias para diminuir a desigualdade de gênero no ambiente corporativo, além de apresentar casos de sucesso das práticas implementadas por determinadas empresas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A aplicação de Nudges para o aperfeiçoamento dos sistemas de Online Dispute Resolution no Direito do consumidor
    (2020) Auler, Henrique
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade da ciência comportamental como forma de aperfeiçoar o ambiente de Online Dispute Resolution, verificando a possibilidade da aplicação de Digital Nudges em plataformas de resolução de disputas privadas e governamentais no Brasil e no mundo e seus possíveis impactos. A crescente digitalização da sociedade inaugura um desafio ao Poder Judiciário e ao meio empresarial quando as formas já estabelecidas de atendimento ao cliente e resolução de conflitos tornam-se obsoletas. Desta forma, pretende-se explorar a evolução das plataformas de Online Dispute Resolution sob a ótica do User Experience, com o intuito de, utilizando técnicas da ciência comportamental reintegrar o atendimento ao cliente à sociedade, mitigando assim o surgimento de litígios.