Relatório de Iniciação Científica
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Relatório de Iniciação Científica Desenvolvendo um manual de eye tracking para investigar como as músicas influenciam a atenção na publicidade(2025) Franco Júnior, Anderson SoaresEste trabalho oferecer um guia sobre a aplicação do eye tracking na análise das trilhas sonoras em anúncios, investigando relações entre estímulos auditivos e os comportamentos dos espectadores. A pesquisa contextualiza o rastreamento ocular como uma ferramenta para compreender padrões de atenção visual. Apesar da tecnologia ser amplamente utilizada na psicologia, design e marketing, ainda há poucos relatos sobre sua aplicação na publicidade devido ao caráter interno das organizações. Assim, para testar o sistema um experimento foi conduzido com 10 voluntários que assistiram a uma série de anúncios com trilhas sonoras variadas. Durante a exibição, foi utilizado o eye tracking da Tobii para registrar os padrões de atenção visual dos participantes. Após a visualização, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos anúncios e a influência da trilha sonora. Após a análise dos resultados concluiu-se que as músicas mais antigas, como de 1984, mostraram um forte efeito de nostalgia, fazendo a taxa de recordação da marca subir para 75% no público acima de 25 anos. Por outro lado, as músicas muito atuais, como de 2024, pareceram distrair os mais jovens, que tiveram a menor taxa de recordação, de apenas 40%. Isso sugere que uma música muito familiar pode ofuscar a mensagem da marca. Além disso, em alguns anúncios, como o da Nike, as músicas de 1984 fizeram os olhos se moverem de forma mais rápida e frenética, intensificando a sensação de velocidade. Já em outros anúncios, como o da Apple, músicas mais calmas de 1964 levaram a um tempo de observação maior. Dessa forma, a escolha de uma trilha sonora vai muito além da estética, é uma decisão estratégica.Relatório de Iniciação Científica O impacto das músicas na memória das marcas em propagandas audiovisuais(2023) Prado, Bárbara ReisA música nas propagandas tem a intenção de reter a atenção do consumidor e manter a marca ou produto na memória do indivíduo. Estudos mostram que existem formas de estruturar as características música para que ela se torne mais ou menos efetiva. Assim, esse trabalho de iniciação científica tem o objetivo de entender como a música impacta a memória das marcas. A análise foi feita por meio da meta-análise de artigos que trazem estudos sobre o assunto. Como resultado, por meio de análises de tamanho de efeito - d-Cohen, observou-se que a música tem uma influência positiva na memória da marca
