Relatório de Iniciação Científica
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3252
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Resultados da Pesquisa
Relatório de Iniciação Científica A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto desempenho acadêmico(2023) Torres, Ana Clara GonçalvesEssa pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre a participação em atividades extraclasse/curriculares, as funções executivas, as competências socioemocionais e o desempenho acadêmico nos alunos do Insper. Foram aplicados 3 testes em alunos do Insper para medir o grau de desenvolvimento das Funções executivas (FE). Além disso, era obrigatório o preenchimento de um questionário com perguntas ligadas a questões socioemocionais e dados demográficos. Ao final dessa pesquisa os dados foram analisados no Stata a partir do modelo de equações estruturais, que tem o objetivo de traçar as relações entre todos os construtos construídos nos modelos, são eles; Entidade, Socio, FE e CR. Concluiu-se que existe uma relação positiva entre habilidades socioemocionais e funções executivas com o CR. No entanto, não foi possível estabelecer a relação com as entidades devido ao alto p-valor, que tornou parte da amostra estatisticamente insignificante.Relatório de Iniciação Científica Estereótipos e experiências discriminatórias no ambiente de trabalho: um estudo comparativo entre jovens nascidos antes de 1994 e entre 1994 e 2000(2021) Gino, Vinícius GazzolaBuscou-se analisar a relação entre estereótipo e discriminação no ambiente de trabalho considerando a perspectiva de profissionais nascidos antes de 1941, considerados pela literatura como da geração XY versus a de profissionais nascidos entre 1994 e 2000, tidos como geração Z. Realizou-se (i) uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de mapear o estado da arte e criar o modelo conceitual da temática, definindo premissas do modelo e hipóteses, e (ii) uma survey com análise descritiva comparativa e modelagem de equações estruturais, visando identifica a percepção dentre e entre os dois grupos de profissionais, bem com testar empiricamente o modelo concebido na primeira etapa. Destacam-se do conjunto de resultados: (i) o equilíbrio entre os estereótipos positivos que os jovens profissionais se atribuem (50%) e o fazem para os mais velhos também (50%), (ii) o público mais velho atribuem muito mais estereótipos negativos aos jovens (73%) do que a si mesmos (27%); dentre oito itens de discriminação no ambiente de trabalho, o único em que os profissionais mais velhos consideram ser mais discriminados dos que os mais jovens são com relação a avaliação injusta em decorrência da idade, em todos os demais itens os profissionais nascidos entre 1994-2000 se sentem mais discriminados dos que os mais velhos.