Relatório de Iniciação Científica
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3252
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Relatório de Iniciação Científica Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira(2023) Mugnol, Júlio César BallenA pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.Relatório de Iniciação Científica Efeitos da competição entre escolas brasileiras na qualidade de gestão e nas notas dos alunos(2020) Mendes, Matheus Maciel de MatosÉ consenso na literatura que a qualidade de gestão de uma escola é um dos principais fatores de influência no aprendizado dos alunos. Porém, os avanços são mais tímidos quanto aos tópicos que impactam a qualidade de gestão. Entre esses temas, pouco é abordado sobre o efeito da concorrência entre escolas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é quantificar e analisar o efeito da concorrência entre escolas brasileiras na qualidade de gestão delas. Por meio de análises estatísticas e econométricas, foram observados dados de duas fontes sobre o efeito, destacando as informações obtidas pelo estudo “Práticas de Gestão em Escolas Públicas e Privadas no Brasil” (Scur e Lemos, 2015) devido a concisão da metodologia. Os resultados mostram que a concorrência tem impacto positivo não somente na qualidade de gestão como também nas notas dos alunos. Ainda, observa-se que a qualidade de gestão é maior entre as escolas privadas, assim como o efeito da concorrência sobre a gestão. Destaca-se a ausência de um indicador padronizado para a qualidade de gestão das escolas e a necessidade de mais pesquisas sobre o tema em busca de ampliar as evidências.