Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Os efeitos da descriminalização e legalização de cannabis sobre a inicialização doconsumodemaconha dos jovensnos Estados Unidos(2021) ManuelaTriantafyllidis de OliveiraA descriminalização e a legalização do uso recreativo do cannabis são temasamplamente discutidos no mundo, ganhando mais evidência à medida que mais países aprovam leis que retiram o caráter criminal do uso e posse ou que regulam os processos de compra e venda da droga. Com isso, ampliam-se as preocupações em relação a possibilidade de mudanças nas tendências de consumo em decorrência da mudança n alegislação. Este estudo, portanto, tem como objetivo analisar o efeito da descriminalização e da legalização do uso recreativo da maconha nos Estados Unidos sobre a inicialização do consumo da droga por parte de adolescentes e jovens adultos,utilizando informações providas pela National Survey on Drugs Use and Health(NSDUH) de 2002 a 2019. Para estimar os efeitos das mudanças na legislação ao longodo tempo sobre a idade da primeira ocorrência de consumo de cannabis foi utilizado omodelo de duração, através do uso de modelos não paramétricos, semi paramétricos –modelo de Cox –e paramétricos –Log-logístico. Considerando o modelo log-log, aamostra trouxe evidências de influência positiva da descriminalização sobre a duração esperada, ao contrário do observado para o caso da legalização. Ainda, as análises gráficas das funções de risco e de sobrevivência indicam que o avanço da descriminalização nos EUA está associadoao consumo mais tardio de maconha, enquanto a legalização está associada a consumos mais precocesTrabalho de Conclusão de Curso O QUE DETERMINA A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS STEM NO BRASIL?(2021) Gabriella Garcia SantosO debate sobre a representatividade feminina nas carreiras STEM possui grande relevância no âmbito internacional, entretanto, ainda é um tópico pouco discutido na literatura acadêmica nacional. Esta pesquisa busca analisar quais os determinantes da participação feminina nos cursos STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) de ensino superior no Brasil. Para tanto, serão investigados estudantes dentro das diferentes instituições de ensino superior do Brasil que estão prestes a finalizar a graduação. Serão utilizados os microdados do Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2017, 2018 e 2019 e ao Censo da Educação Superior dos mesmos anos. Serão levadas em conta as características individuais dos estudantes, além das características das instituições de ensino e dos professores. Os resultados indicaram que indivíduos menos privilegiados em termos de gênero, raça e renda possuem menores chances de ingressar e concluir um curso STEM. Em contrapartida, caso esses indivíduos menos privilegiados em termos de raça e renda sejam do sexo feminino, essas chances aumentam em comparação com o sexo masculino.