Graduação em Economia

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  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto de promoções de venda em produtos de alto envolvimento sobre a percepção de justiça de preço, intenção de compra, e valor percebido dos consumidores com base em 8 dimensões
    (2021) Carvalho, Pedro Aquino de
    Promoções de venda são métodos amplamente utilizados por empresas com o intuito de aumentar suas vendas. Dentre as maneiras de classificar essas promoções desenvolvidas pela literatura existente até então, destacam-se as classificações quanto aos seus benefícios serem futuros ou imediatos, ou relacionados ou não aos produtos. Devido aos seus comportamentos irracionais, diferentes tipos de promoções de venda podem provocar diferentes intenções de compra. Uma grande estratégia das empresas para aumentar vendas em contextos de promoção é o anúncio de preços de referência externos, ou seja, afirmações a respeito do preço médio de um determinado produto no mercado afora, com o intuito de aumentar o valor percebido do produto pelos consumidores. Dependendo da diferença entre o valor percebido do produto pelos consumidores anterior à promoção e do preço verificado pelo consumidor no momento, sua percepção de justiça do preço verificado poderá decrescer. Isso foi o que o estudo encontrou. Esse foi o objetivo central desse trabalho: analisar se consumidores agem de maneira diferente ao se depararem com 8 diferentes tipos de promoção de venda. Procurou-se, com isso, analisar se as afirmações da literatura existente até o momento sobre preços de referências externos, e de diferentes tipos de promoção poderiam ou não ser confirmadas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investigando o impacto de expressões faciais na intenção de compra de restaurantes dentro de plataforma de delivery
    (2020) Abreu, Theodoro Malentachi
    O desenvolvimento de Marketplaces de delivery de restaurantes trouxe milhares de restaurantes para dentro da casa do consumidor. Quando o restaurante se posiciona nesse mercado extremamente competitivo, qualquer diferenciação pode afetar a possibilidade de uma venda. O presente estudo busca investigar se a imagem facial do vendedor e sua expressão tem capacidade de impactar a intenção de compra do consumidor nesse contexto online. O impacto da expressão facial foi estudado a partir de um experimento pós-teste, no qual o grupo experimento avalia imagens de um aplicativo de delivery modificadas com a foto do cozinheiro, enquanto o grupo controle analisa os mesmos restaurantes sem ter as imagens modificadas. A introdução das expressões sorrindo, neutro não apresentou impacto da escolha dos consumidores quando comparado ao grupo controle. Por outro lado, a expressão de surpresa afeta negativamente a percepção de qualidade, quando comparado ao grupo sorriso.