Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Precificação de jogadores de futebol: um estudo sobre os principais determinantes do valor de um atleta no Brasil
    (2020) Silva, Alexandre Meneghesso da
    No continente europeu, clubes de futebol são tratados como empresas, com profissionais qualificados em todos os cargos e podendo, em alguns casos, ter parte de seu capital aberto em mercado. Ao longo dos anos, os clubes brasileiros de futebol vêm procurando se profissionalizar e estabelecer gestões mais responsáveis e sustentáveis, tendo como exemplo os principais clubes europeus. Um clube de futebol pode possuir alguns ativos relevantes como o estádio, centro de treinamento, valor da marca, entre outros. Porém, o elemento mais importante está em seus jogadores. Isso porque é resultante do desempenho esportivos destes que um clube consegue alavancar suas receitas. Saber definir corretamente o preço de seu principal ativo é de suma importância para qualquer empresa. No caso dos clubes de futebol, entender quais são os fatores que interferem no valor final de um jogador se torna cada vez mais relevante para que estas instituições tenham gestões eficientes e uma melhor saúde financeira. É foco deste trabalho entender e determinar quais fatores impactam mais significantemente no preço dos jogadores da Série A do campeonato Brasileiro. Para isso, serão analisados fatores extra campo (como nacionalidade, idade, convocações para seleções nacionais, times, entre outros) e estatísticas de desempenho individuais (como número de gols, quantidade de assistências ou cartões recebidos). Serão analisados os dados de cerca de 300 jogadores, todos com mais de 1000 minutos jogados no campeonato brasileiro da Série A de 2019.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Comportamento e futebol: a identidade do clube no qual está inserido o jogador é capaz de interferir no comportamento do atleta durante as partidas disputadas?
    (2016) Lopes, Vinicius Mamede
    Os times de futebol criaram, ao longo de sua trajetória, uma identidade própria. As vitórias, derrotas, jogadores do passado e o comportamento da torcida são alguns dos fatores que moldam a identidade da instituição. Para o torcedor, é essencial que o jogador que vista a camisa de seu clube se adeque a essa identidade. Isso faz com que, por exemplo, atletas de determinado time sejam mais violentos que seus adversários. No entanto, o futebol vem se transformando, se tornando cada vez mais profissional. A crescente profissionalização vem afetando, entre outros fatores, a relação dos jogadores com seus respectivos clubes. Os atletas estão cada vez mais interessados somente nos ganhos financeiros que sua carreira permite ter, fazendo com que o desejo de se fazer história em um determinado time seja cada vez mais raro. Isso faz com que, muitas vezes, os jogadores ignorem a identidade dos times que eles defendem. Dado o contexto de profissionalização no futebol, este ensaio tem o objetivo verificar se existe mudança no comportamento dos jogadores a partir do clube em que estão inseridos. Para isso, utilizou-se dois modelos. O primeiro deles tem como variável dependente o número de faltas cometidas pelos jogadores durante os jogos do campeonato brasileiro de 2014 e o segundo a média de faltas por partidas. Ambos adotaram como método de estimação o Mínimo Quadrados Ordinários (MQO), e tiveram as mesmas variáveis independentes. Para explicar o número de falta, os clubes não se mostraram estatisticamente significantes. No entanto, quando se estima a média de falta, alguns clubes se mostram relevantes estatisticamente para o modelo.