Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre o nível de escolaridade e a renda no Brasil(2008) Bonadia, Paula RochaTrabalho de Conclusão de Curso Bens públicos: uma análise para os municípios brasileiros(2010) Moreira, Raquel Erzinian de CamargoEstudo microeconômico que busca explicar o gasto com bens públicos dos municípios brasileiros através de variáveis como renda, IDH, receita tributária, PIB, popualação, quantidade de escolas, estabelecimentos de saúde, famílias pobres, previdência pública e partidos políticos no poder. Foi utilizada a base de dados: IPEA 2009 – Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades afim de comprovar resultados obtidos em estudo anterior proposto por Mendes e Sousa (2006). Em geral, os resultados foram confirmados quanto a sua direção exercendo ora positivamente, ora negativamente sobre o gasto com bens públicos pelos governantes dos municípios brasileiros. A análise tange o debate sociológico sobre políticas públicas, sendo assim aqui não se discute causalidades geradas pela provisão de mais ou menos bens públicos sobre os indicadores dos municípios, assim como as desigualdades econômicas existentes no Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Uma análise do trabalho infantil no Brasil entre 1992 e 2011(2013) Hatty Júnior, SérgioA incidência do trabalho infantil apresenta influência econômica e social na vida do indivíduo, fato este que gera uma defasagem escolar e consequências na inserção no mercado de trabalho e na sua saúde. O estudo analisa as principais variáveis relacionadas à inserção precoce do indivíduo no mercado de trabalho de acordo com características da criança e da família, onde se espera uma maior incidência de trabalho infantil quando a família é chefiada por uma mulher e uma relação negativa entre trabalho e estudo. Será utilizado o modelo de regressão Probit para averiguar a existência dos efeitos das características individuais das crianças da amostra, tais como idade, educação, região em que vive, renda familiar e de indicadores categóricos, tais como o sexo do chefe da família e etnia. A partir da estimação dos dados, infere-se que um aumento de um ano de estudo na vida da criança reduz a probabilidade de ela trabalhar e que o fato de o chefe da família ser mulher aumenta esta probabilidade. Outras evidências averiguadas são o desenvolvimento econômico díspar entre as regiões do país, o aumento da renda per capita e a relação de ambos com o trabalho infantil, corroborando as expectativas do estudo.