Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
38 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos heterogêneos da creche e da pré-escola sobre o desempenho escolar(2019) Vlavianos, Gabriel SoneghetA educação é um dos aspectos mais fundamentais para o bem-estar de uma pessoa ao longo da vida e para a sociedade. Estudos mais recentes apontam que o investimento em estágios mais primários da vida, no âmbito educacional, alimentício e de ambiente social tendem a trazer maiores retornos que investimentos em estagios posteriores, possivelmente atingindo de maneira mais efetiva esse bem-estar geral. O Brasil, apesar de ser a nona economia mundial, vem apresentando resultados muito aquém do esperado no quesito da educação, além de apresentar grande dispendio dos recursos destinados a educação em estágios posteriores, como ensino fundamental e superior, enquanto as instituições de ensino de primeira infância não possuem a alocação necessária Assim, esse estudo tem como objetivo analisar como a inserção de alunos no sistema de ensino em estágios mais primários de vida, como creche e pré-escola têm impacto na proficiência do mesmo. Isso tem como finalidade a criação de recomendações para gestores públicos no ramo da educação. Com o intuito de alcançar esses objetivos, foi analisada a proficiência de alunos de escolas públicas no exame nacional do SAEB em função da inserção do aluno na pré-escola além de interagir essas variáveis com outros fatores que possam influenciar o desempenho da criança. Vale ressaltar que, após o modelo ser estruturado e serem realizadas as validações das suposições a fim de verificar a veracidade do mesmo, houve a invalidação de algumas suposições. Não houve a possibilidade de correção do modelo, uma vez que era necessária a criação de outras variáveis, e houve indisponibilidade de informação em relação às mesmas. Apesar disso, após serem realizadas as análises descritivas e empíricas foi observado que alunos que ingressaram no sistema de ensino anteriormente obtiveram notas maiores. No entanto, esses que começaram os estudos na pré escola (4-5 anos) performaram ainda melhor que alunos que ingressaram na creche (0-3 anos). Além disso, fatores sociais como escolaridade da mãe e a idade de aluno são mais influentes na proficiência do que educação primária. Assim, é possível chegar a recomendações que apoiem um maior dispêndio de recursos na construção de creches e pré-escolas a fim de aumentar a disponibilidade dessas para crianças que dependam do sistema público de ensino.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre os gastos públicos em educação e a qualidade de ensino(2018) Feher, Beatriz ZardettoPor muito tempo dentro da literatura de crescimento econômico foi tratada como medida de capital humano, quantidade de educação, mensurada pela taxa de matrículas no Ensino Secundário. Posteriormente, foi introduzido no debate a ideia de que mais do que quantidade, qualidade educacional e habilidades cognitivas seriam medidas de capital humano mais consistentes e, portanto, ignorá-la implicaria omitir variáveis relevantes. Além disso, cognitive skills é afetado por fatores como background familiar e habilidades individuais. Com isto, o arcabouço teórico que atribui importância à qualidade educacional, o trabalho objetiva utilizá-lo como base para avaliação do caso brasileiro com respeito aos gastos públicos e eficiência na alocação de recursos refletida em grande parte na qualidade de ensino. Portanto, este estudo tem como finalidade avaliar o impacto de gastos públicos educacionais no desempenho de alunos do Fundamental na Prova Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Testando o impacto da liberalização comercial no Brasil sobre o salário e emprego relativo de acordo com a qualificação(2008) Gonsalez, Conrado LimaEste trabalho de monografia tem como objetivo testar o impacto que as reformas liberalizantes da década de 90 tiveram sobre o mercado de trabalho. Foram utilizados dados do IBGE da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 1988 a 1998, que corresponde ao período de maiores mudança nas estratégias de políticas comerciais. Os resultados obtidos mostram que houve um aumento da demanda por trabalhadores mais qualificados, aqueles que não estão ligados diretamente com a produção, relativamente ao restante. Em contrapartida os trabalhadores menos qualificados passaram a ganhar salários mais altos comparativamente com os mais qualificados.Trabalho de Conclusão de Curso Os determinantes do tempo de financiamento do crédito estudantil(2009) Torri, Fernanda Mayra RodriguesEste trabalho tem como objetivo analisar o tempo de financiamento de alunos que tomam o crédito educativo como solução alternativa para sua graduação acadêmica. Para tanto será analisado quais os determinantes do tempo de duração do financiamento. Muito mais que apenas determinar a duração do financiamento é necessário entender que variáveis influenciam o tempo de duração e a decisão do aluno de permanecer no crédito ou não. Variáveis como a renda mensal do aluno e o tempo esperado até sua formatura são cruciais para possamos fazer inferências sobre o tempo de financiamento. Este trabalho utiliza uma base de dados de uma empresa especializada em ofertar crédito para alunos interessados no programa de financiamento. Para a análise empírica será utilizado o método de sobrevivência, que possui como variável dependente o tempo T. Os resultados mostram que o tempo esperado até a formatura, a renda do garantidor e a renda do aluno são determinantes importantes da duração do financiamento.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação das escolas militares no Brasil(2017) Santoro, GuilhermeAo decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score MatchingTrabalho de Conclusão de Curso Aumentos no aprendizado no ensino fundamental afetam o aprendizado no ensino médio?(2017) Bader, StephanieA educação é um relevante fator de mobilidade social e desempenha também um importante papel no entendimento da diferença de evoluções econômicas dos países, conforme comprovado em vários estudos. No Brasil, a partir de avaliações periódicas constatou-se que, apesar de ter havido um aumento de proficiência no 5º ano do ensino fundamental, não houve continuidade no 9º ano e nem no 3º ano do ensino médio. O presente trabalho tem por objetivo investigar por que isso ocorreu, a partir de dados obtidos no SAEB. Os resultados apresentados permitem concluir, no entanto, que a média de proficiência no 9º ano aumenta a média no 3º ano do ensino médio, quatro anos depois, tomando-se como base uma investigação mais detalhada que contempla variáveis de controle (nível de escolaridade da mãe, compatibilidade da idade do aluno com a série escolar cursada e Unidade da Federação). Assim, esse aumento da média do 5º ano do ensino fundamental deve atingir o 9º ano e o 3º ano do ensino médio em breve.Trabalho de Conclusão de Curso A prática do esporte possui impacto no rendimento escolar?(2017) Amoroso Neto, VictorioEm momentos de retração econômica e dificuldades orçamentárias na conjuntura da sociedade brasileira, a preocupação com a eficiência e eficácia dos programas de governo torna-se relevante para uma análise concisa de seus impactos para a sociedade. O objeto de questão do presente estudo é analisar qual o impacto que a atividade esportiva possui sobre o rendimento escolar dos alunos participantes da Prova Brasil 2011 realizada pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME). Assim, o trabalho mostra uma possível relação positiva entre praticar esportes e rendimento educacional, o que contribui para focar programas educacionais perante a conjuntura econômica em que o país se encontra, refletindo eficiência e eficácia das tomadas de decisões governamentais.Trabalho de Conclusão de Curso Impactos da produtividade nos salários médios e renda familiar per capita dos municípios brasileiros(2017) Camargo, Raphael Heusi Pereira Bueno deEste trabalho busca estimar os impactos de variações da produtividade do trabalho nos salários médios e na renda familiar per capita, utilizando dados em painel para todos os municípios do Brasil. Ao final, os resultados mostram que a produtividade aumenta tanto os salários médios quanto a renda per capita familiar podendo também enriquecer a literatura acerca do tema.Trabalho de Conclusão de Curso Determinantes do aumento da participação escolar dos jovens entre 15 a 17 Anos nas escolas brasileiras(2017) Minardi, Ana Luiza FonsecaEste estudo propõe compreender quais políticas seriam mais eficientes na universalização da educação no Brasil. Investigou-se quais fatores influenciaram o aumento da participação escolar entre os anos de 2000 e 2010 dos jovens entre 15 e 17 anos: o incremento na renda per capita, ou a ampliação dos recursos da educação vindos do governo? Foram usadas como variáveis a participação escolar, renda domiciliar per capita e gasto real público na educação por aluno, que são itens englobados na pergunta do estudo. Ademais, adicionaram-se variáveis de controle relacionadas à qualidade de vida como: a média da porcentagem de domicílios particulares no município com água encanada, banheiro e luz, como forma de medir o nível de infraestrutura, e o índice Gini. A taxa de desemprego no município e o nível de escolaridade dos pais também foram incluídos. No modelo proposto neste estudo descobriu-se que, apesar do aumento do investimento público ser indispensável, o incremento na renda per capita e consequentemente a melhoria na infraestrutura domiciliar são variáveis mais efetivas para levar a juventude à escola. Trata-se de um estudo quantitativo que não aborda a qualidade da educação brasileira. Os dados foram tratados em Painel, com a possibilidade de efeitos fixos ou aleatórios, ou com somente a estimação usando POLS.