Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício
    (2020) Galvão, Christopher Gomes
    Historicamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeito do desenvolvimento dos municípios brasileiros na da prova Brasil e no Ideb
    (2013) Lopes, Bianca Florez Ramos
    A educação pública no Brasil é um tema muito discutido e importante para o desenvolvimento do país. Apesar do seu baixo desempenho a alguns anos, o nível educacional do país está progredindo. Existem inúmeros métodos para se mensurar a qualidade deste ensino, entre eles indicadores como a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Estes indicadores são utilizados a fim de aprimorar as tomadas de decisões em políticas educacionais nos estados e municípios brasileiros. Este trabalho tem como objetivo entender a evolução destes indicadores, levando em consideração a influência do Produto Interno Bruto dos municípios sobre o seu desempenho.