Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
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Trabalho de Conclusão de Curso A institucionalização da educação ambiental nas escolas de negócio em São Paulo(2016) Caldas, Ana Carolina CiaravoloEste estudo tem por objetivo evidenciar fatores relacionados à sustentabilidade no ensino das principais escolas de negócio da cidade de São Paulo, mostrando o que já foi feito e onde ainda existe espaço para melhoria a nível de formação dos administradores para uma gestão sustentável e consciente do futuro. O estudo abrange a transição do ensino tradicional da administração para o novo contexto de preocupação com o meio ambiente, a importância institucional da inserção da educação ambiental para a formação de líderes, os riscos e oportunidades para a formação de gestores e a forma como as escolas de negócio podem ter espaço para potencializar essa transformação. Assim, esses fatores serão analisados via comparação dos elementos que compõem a graduação das principais escolas de Administração de São Paulo e a visão do aluno acerca da necessidade de incorporação e aprofundamento de uma educação voltada a sustentabilidade ambiental.Trabalho de Conclusão de Curso Como empresas brasileiras do setor de energia elétrica investem em sustentabilidade?(2014) Abreu, Rafaela Carvalho deEsse trabalho busca examinar como empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica investem em sustentabilidade. Com base na análise de relatórios de sustentabilidade de quatro empresas importantes do setor de energia (AES Eletropaulo, Cemig, CPFL Energia e Tractebel) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005 e que publicam seus relatórios no formato GRI, avaliou-se os principais investimentos, práticas e projetos relacionados à aplicação da gestão social e ambiental na estratégia empresarial, classificando-os dentro das dimensões do modelo de criação de valor de Hart e Milstein (2003, 2004). Ainda, uma entrevista com o Diretor de Meio Ambiente de uma das empresas estudadas complementa, sob a ótica gerencial, o entendimento dos fatores motivadores de investimentos socialmente responsáveis. Os resultados mostraram que as quatro empresas analisadas possuem investimentos em todos os aspectos necessários para a criação de valor sustentável, o que significa, segundo o modelo adotado na pesquisa, gerar mais valor para o acionista e criar uma trajetória de crescimento lucrativo no longo prazo.Trabalho de Conclusão de Curso Práticas em sustentabilidade na cadeia de valor: estudo de caso Bunge Brasil e seus fornecedores(2015) Kaloustian, Sofia Any CostaO objetivo deste trabalho é analisar as práticas em sustentabilidade de uma empresa multinacional atuante no agronegócio alimentício, Bunge Brasil, no que tange o gerenciamento dos produtores rurais – seus principais fornecedores. São representadas aqui as ações tomadas pela organização no que diz respeito à sustentabilidade na Cadeia de Valor e nas relações com fornecedores, aplicada ao Programa Agricultura Sustentável da Companhia. A Bunge Brasil está entre as maiores empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, e é a maior exportadora do agronegócio brasileiro. A organização atua no mercado por meio de três áreas de negócio: Agronegócio, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia. O compromisso da companhia com a sustentabilidade está evidente na missão, visão e valores, e é amplamente difundido no dia a dia da organização. São analisados, portanto, os relatórios de sustentabilidade publicados, para identificar de que forma a Bunge aplica conceitos e diretrizes sustentáveis em sua Cadeia de Valor e o impacto desses fatores na sua relação com fornecedores, como forma de responder à crescente pressão social e ambiental no sentido de estabelecer estratégias de negócio sustentáveis.Trabalho de Conclusão de Curso Quais os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina?(2015) D´Oliveira, Rúbia BaptistaDiante da problemática contemporânea relacionada à questão ambiental e à procura de meios de produção e utilização onde exista a preocupação de manter e preservar os recursos naturais julgou-se pertinente o estudo doravante apresentado. O presente trabalho analisa os motivadores da inserção da gestão ambiental em postos de gasolina, relevante em vista do surgimento de inquietações relacionadas à qualidade de vida e à preservação ambiental, bem como à diminuição dos impactos decorrentes das atividades humanas. O segmento será abordado constatando as condições socioambientais propícias à implantação de projetos vinculados ao conceito de sustentabilidade, utilizando o método comparativo entre postos tradicionais e postos de caráter ecoeficiente, além dos meios e maneiras para implantação de tais projetos. No fim, identificaremos os benefícios dessa gestão ambiental, constatando se os ganhos futuros compensam a diferença de investimento inicial.