Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto das fintechs no preço das ações de bancos de varejo
    (2019) Groff, Gustavo Fabricio
    Este estudo busca analisar o impacto das fintechs brasileiras, startups financeiras que tem a inovação e tecnologia como principais ferramentas para otimizar serviços ao consumidor, no preço das ações de grandes bancos de varejo brasileiros. Nos últimos anos se observou e ainda se observa um crescimento exponencial do valor de mercado dessas empresas que, por sua vez, ameaçam a posição competitiva de entidades já consolidadas, indicando que o consumidor valoriza e prefere cada vez mais serviços que ofereçam custo menor e maior praticidade. Nesse sentido, foi feito o uso do CAPM (Capital Asset Pricing Model) de 5 fatores, adaptado e estendido por Fama e French com estimação de dados em painel, para medir o impacto de uma variável adicional atrelada a fintechs no retorno esperado dos papeis de bancos de varejo incumbentes listados na bolsa brasileira. Como resultado, ao contrário do que se esperava, observou-se uma relação positiva entre o aumento de investimentos em fintechs com o retorno de grandes bancos de varejo, potencialmente sugerindo um efeito de complementariedade (e não disruptivo). No entanto, dada a baixa significância dos resultados obtidos, quaisquer conclusões e inferências para a amostra utilizada acerca do tema proposto tornam-se, também, insignificantes.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O desenvolvimento das fintechs no mercado financeiro
    (2019) Silva, Yuri Castilho da
    Os bancos tradicionais, ao longo de sua trajetória, dominaram o mercado financeiro. O fornecimento de crédito, conta corrente e carteiras de investimento são alguns dos produtos que caracterizam tais bancos. É essencial que um banco ofereça diversos produtos em sua carteira para se adequar aos diversos perfis de investidores no mercado. Isso faz com que, por exemplo, as instituições financeiras busquem inovar cada vez mais em seus produtos. No entanto, o mercado financeiro vem se transformando, se tornando cada vez mais dinâmico. A crescente modernização do mercado financeiro vem afetando, entre outros fatores, a decisão de alocação de recursos dos investidores. Os aplicadores estão cada vez mais interessados em novos produtos, com alto ou baixo risco, do que aos produtos antigos do mercado, como a poupança. Ou seja, a tradição e segurança dos principais bancos e produtos estão cada vez menos sendo fatores exclusivos de decisão. Isso faz com que novas instituições financeiras surjam, devido um maior espaço no mercado, como é o caso das Fintechs. Dado o contexto de modernização do mercado financeiro, esse ensaio tem o objetivo verificar a mudança nas instituições do mercado financeiro, através da criação de Fintechs, especificamente no mercado de crédito, e como os clientes estão se adequando a essa nova forma de instituição financeira. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma das maiores Fintechs do mercado financeiro nacional, a NUBANK.