Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores que determinam o sucesso das SAFs
    (2022) Pinto, Lucas Fronterotta Carbone
    Após a aprovação da Lei nº 14.193, de 6 de agosto de 2021, que apresentou a criação do conceito de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no Brasil e trouxe uma nova natureza jurídica acerca do mundo empresarial no futebol brasileiro, criou-se um debate crescente acerca da adoção ou não desse modelo pelos clubes de futebol profissional no Brasil. Dentro deste tema, este trabalho busca, através de um estudo de casos múltiplos, entender e estabelecer quais são os fatores que podem definir os resultados esportivos e empresariais das SAFs em clubes de futebol, determinando quais clubes tendem a ser mais ou menos favoráveis ao modelo de clube-empresa nos moldes da “Lei das SAFs”.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da demanda e preço por ingressos de futebol: o caso do São Paulo futebol clube
    (2019) Veiga, Rafael Paulino
    Uma das maiores paixões do brasileiro é também o esporte mais famoso do mundo, o futebol. Diante desse aspecto da cultura nacional, podemos observar uma drástica mudança em como o futebol era anos atrás e atualmente. O surgimento das novas arenas e a cultura, principalmente europeia, deixada pós copa do mundo de 2014 são muito visíveis nos estádio brasileiros hoje em dia - com isso houve também uma alta valorização dos ingressos de futebol. Porém, em alguns times, o desempenho inconstante apresentado dentro de campo faz com que o valor do ingresso varie muito também. Visto isso, houve uma motivação em estudar quais variáveis impactam o preço do ingresso. A partir do público e renda do São Paulo Futebol Clube, foram analisadas as principais variáveis que afetam o valor do tíquete médio do jogo e assim poder comparar com a metodologia atual dentro dos clubes e observar se há como melhorar a precificação dos ingressos e, com isso, maximizar seu lucro.