Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Mais Que Uma Sala de Aula: O Impacto do Ensino Médio Integral Sobre Resultados Escolares Brasileiros
    (2024) Alves, Victor Manoel
    Este trabalho de conclusão de curso explora os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa investiga como o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola afeta seu desempenho em testes padronizados e em indicadores educacionais selecionados. A análise é realizada com base em uma revisão abrangente da literatura global e evidências específicas para o contexto brasileiro. Para obtenção do efeito causal do programa Ensino Médio Integral sobre alunos brasileiros, adota-se a metodologia de staggered difference-in-differences sobre dados públicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ainda não aplicada para avaliar o programa a nível nacional. Os resultados sugerem melhoras ao longo do tempo de exposição sobre as notas dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de escolas participantes. Os resultados também apontam para melhoras nas taxas de abandono e aprovação para escolas participantes.