Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Escola de Salamanca e Escola Austríaca: o papel do pensamento católico na história do livre mercado(2022) Gurgel, Marcos ChavesO filósofo e teólogo Joseph Ratzinger, em várias das suas obras e nos seus discursos, aborda como a civilização ocidental foi construída no tripé: filosofia dos gregos, direito romano e tradição judaica cristã. Não há necessidade de fazermos partes desses “clusters” para chegarmos à conclusão dos impactos deles na construção social que temos hoje. O presente trabalho busca olhar para esse passado, mais especificamente para o auge e fim da escolástica na idade média e apresentar seus pontos de comunhão com a Escola Austríaca de Economia. Escolhemos então a escola de Salamanca (escolástica tardia) para representar o pensamento econômico e moral da Igreja Católica na Idade Média, que será um caminho possível para o pensamento atual da Igreja Católica. Somado a isso, escolhemos uma linha de pensamento econômico que é radical, enquanto princípio “laissez faire” do mercado, essa escola, Escola Austríaca de Economia, representará o livre mercado. Então através de oito subitens: propriedade privada, valor e preço justos, salário justo, lucro, comércio, finanças públicas, inflação e juros, investigaremos o ponto de comunhão e discordância entre as duas Escolas. Teremos como conclusão que, de acordo com os pontos analisados, existe uma forte “correlação positiva” entre as duas escolas. Apontamos, ainda, que essa correlação pode ser explicada como causalidade histórica, como apontado no item 4. A conclusão final é que, se aceitarmos que a Escola de Salamanca e a Escola Austríaca de economia são boas “proxies” para representar o pensamento católico e o livre mercado, respectivamente, logo concluiremos que o pensamento católico muito incentivou o fortalecimento de instituições e ideias que ajudaram a florescer o livre mercado.