Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso A relação entre a educação e a desigualdade dos países(2008) Camargo, Pedro Cavalcanti deEsta monografia procura analisar o impacto da educação sobre a desigualdade de renda de diversos países. Utilizando os dados obtidos relativos à educação e a desigualdade de 39 países nos anos de 1970, 1980, 1990 e 2000, utilizou-se modelos econométricos de painel para observar o impacto da educação sobre o índice Gini. Os resultados alcançados sugerem que melhorias educacionais tendem a reduzir a concentração de renda.Trabalho de Conclusão de Curso Modelagem e estimação dos impactos da variação da qualidade educacional sobre o crescimento econômico(2008) Bianchini, Marcelo Glina LeviO objetivo dessa monografia é modelar e estimar o impacto da variação da qualidade da educação em vários países sobre o seu crescimento econômico. Para isto, utilizamos dados das avaliações internacionais do PISA, disponíveis nos anos de 2000, 2003 e 2006, para os países que a realizaram. De acordo com os modelos estimados, percebe-se que a qualidade educacional (e sua respectiva variação) é um importante determinante tanto para o PIB per capita em nível quanto para o crescimento econômico.Trabalho de Conclusão de Curso Pré-escola e background familiar, complementos ou substitutos?(2009) Friese, NinaEste estudo tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro com foco nos diferentes impactos que a freqüência dos alunos à pré-escola tem sobre a proficiência das crianças, quando esses alunos são separados de acordo com a escolaridade das mães e o tipo de escola que freqüentaram (pública ou privada). Para tal, são utilizados dados do SAEB de 2003 e da PPV de 1997. Depois de análise descritiva dos dados, mostra-se que existem profundas diferenças regionais no sistema educacional no Brasil e percebe-se relação positiva entre o aumento da escolaridade da mãe e a freqüência de crianças nos primeiros estágios de educação (pré-escola e maternal). Após o estudo econométrico, destaca-se que a freqüência à pré-escola é uma variável que vai perdendo impacto positivo sobre a proficiência à medida que o aluno evolui nos ciclos escolares. Além disto, o impacto da pré-escola sobre a proficiência é maior para alunos que são filhos de mães mais educadas. Por fim, o impacto tende a ser maior para os alunos que estudam em escolas privadas.Trabalho de Conclusão de Curso A comunidade e o desempenho escolar na cidade de São Paulo(2009) Tartuci, Marisa SaitoEsse trabalho tem como objetivo analisar o papel da comunidade na qualidade do ensino das escolas municipais de São Paulo no ano de 2007 e verificar em que medida fatores externos à escola afetam o aprendizado dos alunos. O trabalho levará em conta os resultados obtidos na literatura sobre as variáveis pessoais relevantes para a qualidade do ensino das escolas e adicionará duas novas variáveis ao modelo (escolaridade média do chefe de família e renda média do chefe de família) para captar o efeito da segregação dos alunos no desempenho escolar.