Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Gestão da diversidade na estratégia e resultado das empresas
    (2022) Severini , Gabriella
    Este trabalho visa identificar conceitos de diversidade dentro das organizações e entender como a sua gestão impacta nos resultados das mesmas. Como objetivo final, será possível fazer com que o leitor entenda como a gestão da diversidade faz parte da estratégia organizacional, visando usá-la como uma ferramenta eficiente para impulsionar o desempenho financeiro da companhia.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Planos estratégicos: empresas de alto crescimento versus empresas de crescimento não acelerado
    (2020) Tonet, Mariela Zancanaro
    As empresas de alto crescimento (EACs) têm despertado o interesse de muitos estudiosos ultimamente, seja pelo seu valor econômico, seja pelo alto potencial de criação de empregos. Este trabalho analisa os planos estratégicos de um conjunto de EACs, buscando identificar se há um padrão neles. Investiga-se, também, a existência de diferenças significativas entre os planos de EACs e de empresas com crescimento não acelerado ou moderado. Para este fim, serão utilizados dados de empresas norte americanas listadas na bolsa Nasdaq, tendo-se como referência os anos de 2014 a 2016. Como resultado deste trabalho, encontramos algumas características estratégicas comuns as empresas de alto crescimento, que talvez possam justificar o seu crescimento acelerado quando comparadas com as demais empresas. O que se verificou foi que, em geral, essas companhias descrevem suas vantagens competitivas e seus clientes, e são mais objetivas ao definir a variável missão. Além disso, quando analisamos as estratégias de ambas, percebemos que no geral, elas divulgam aspectos parecidos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de oportunidades de investimentos em STARTUPS verdes
    (2014) Oliveira, Eduardo Macedo Leite de
    Há uma década que o mercado americano de capital de risco superou o receio que existia em investir em startups verdes, empresas em estágio inicial que oferecem produtos ou serviços sustentáveis, e passou a investir cada vez mais neste segmento. Tendo em vista que tais investimentos se tornaram uma importante fonte de lucros no exterior, o presente estudo irá estudar o caso brasileiro. O mercado brasileiro de produtos e serviços relacionados à sustentabilidade já tem um volume de transações significativo e cresce de forma acelerada. Recentemente, foram criadas diversas empresas nesse setor, o que aparentemente é promissor, mas elas ainda não têm conseguido despertar tanta atenção dos fundos de capital de risco. Esse cenário motivou o presente estudo a analisar se existem boas oportunidades de investimento em startups verdes. Foram realizadas entrevistas com gestores de fundo e professores pesquisadores para analisar em maior profundidade a percepção sobre o tema. Foram feitas entrevistas também com empreendedores com o intuito de analisar dois modelos de negócios e inferir sobre o potencial das startups existentes. O resultado encontrado foi que, apesar de existir uma quantidade de boas startups verdes limitada, existem sim boas oportunidades sendo sub-aproveitadas pelos fundos. A falta de estudo e de conhecimento sobre esse mercado por parte dos investidores de capital de risco os faz desperdiçarem tais investimentos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
    (2009) Alves, Bernardo da Silveira
    Motivado pelo crescente reconhecimento da importância dos ativos intangíveis, este trabalho tem como objetivo definir o que é um ativo intangível e a partir disso, analisar sua importância na gestão das empresas e as técnicas que vem sendo utilizadas para valorá-los. Mais do que simplesmente olhar para as técnicas existentes este trabalho se propõe a estabelecer uma metodologia de valoração de ativos intangíveis de uma empresa frente a seus concorrentes e estabelecer se de fato há uma correlação entre uma maior quantidade de ativos intangíveis e uma melhoria no valor da empresa. Para atingir tais objetivos, o trabalho inicialmente recorre a literatura sobre o assunto para abordar as diversas definições de intangíveis e as técnicas de avaliação existentes, formando um referencial teórico que permite a construção e aplicação de um índice capaz de estabelecer uma medida relativa dos ativos intangíveis das empresas atuantes no setor de bens de consumo brasileiro.