Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da entrada dos medicamentos genéricos nos preços dos medicamentos referência, no Brasil(2016) Loewenheim, Thomas VecchioEste trabalho tem como o principal objetivo analisar o impacto da entrada de um medicamento genérico no preço do medicamente de referência após a expiração de sua patente. Para realizar esse estudo, serão analisadas as principais variáveis que afetam os preços de um remédio referência, além de avaliar os aspectos mais relevantes do impacto da “Lei de Genéricos” (Lei 9.878) nos preços da indústria nacional. A justificativa da escolha deste tema é o fato de ser um ponto extremamente importante na saúde brasileira e nas políticas públicas nacionais. Para completar a análise será realizada uma comparação dos dados históricos dos preços dos remédios originais com o histórico de preços genéricos (após o momento que a patente expira), para então conseguir obter um padrão de comportamento da evolução dos preços e analisar os resultados obtidos com a teoria proposta estudada na revisão bibliográfica. Utilizaremos uma base de 15 medicamentos aleatórios, sem nenhuma prioridade para o benefício específico de cada remédio.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo das Estratégias de Marketing utilizadas por empresas farmacêuticas no Brasil(2012) Pares, Fernando Fusaro da SilvaA indústria farmacêutica, que movimenta mais de 700 bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, é constantemente lembrada pelas diferentes estratégias de marketing adotadas nas vendas de seus produtos. Além de ser um mercado peculiar, a industria também conta com regulamentações e restrições diferentes dos demais, o que o torna ainda mais específico. As vendas diretas, feitas por meio de representantes comerciais, ou os constantes congressos e eventos patrocinados para os profissionais de saúde, detentores de enorme influência nas vendas dos medicamentos, são diversas vezes analisados com maior rigor por instituições de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além do debate em torno das regulamentações mais severas do setor, existe também uma discussão acerca de quem deve ser o principal alvo em campanhas de marketing dessas empresas, variando entre profissionais de saúde, intermediadores e consumidores finais dos medicamentos. Com intuito de compreender todo o ambiente que existe em torno desses embates, o presente trabalho objetiva realizar um estudo de caso com empresas farmacêuticas de grande porte, mais especificamente com a empresa Novartis, e também com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma. Assim, por meio de entrevistas, espera-se ao final do presente estudo, compreender quais são as limitações impostas a essas empresas e quais são as melhores e mais eficientes estratégias de marketing e vendas das empresas da indústria farmacêutica.