Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Taxa de congestionamento em São Paulo: equalização dos custos entre usuários do transporte público e privado(2024) Gun, DavidO congestionamento é um problema grave nas metrópoles brasileiras, que afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessas cidades, assim como seu ambiente econômico. Neste artigo, estudo o caso de São Paulo, que é a maior e mais congestionada cidade do país, e proponho a taxa de congestionamento como uma mitigação para o problema. A taxa de congestionamento é um valor que os motoristas pagam para usar as vias públicas numa determinada área da metrópole (isto é, o centro expandido da cidade). A taxa funciona como um imposto Pigouviano, fazendo com que os motoristas internalizem as externalidades negativas do trânsito, como a poluição e os acidentes. Ademais, serve como um dissuasor do uso do transporte privado, incentivando o uso de modais alternativos, como o transporte público e bicicleta, ao aumentar o custo de transitar por meio de automóveis. O artigo apresenta o conceito, estudo das implementações em outras cidades do mundo, fundamentação teórica e estima os efeitos da implementação da Taxa de Congestionamento na cidade de São Paulo, indicando uma redução na probabilidade de escolha de quase 8% do automóvel com a política proposta.Trabalho de Conclusão de Curso Veículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo(2020) Visconde, LuccaTendo em vista o crescimento significativo da poluição atmosférica nos últimos séculos e uma atual tendência global voltada à sustentabilidade e preservação ambiental, os veículos elétricos vêm adquirindo de forma rápida maior expressividade no mercado automobilístico, sobretudo em países desenvolvidos, indicando uma possível transformação de tal setor nos próximos anos. O presente estudo busca fazer uma simulação do impacto da frota de veículos elétricos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo, propondo diferentes cenários de análise para cada município, uma vez que, no Brasil, o mercado de veículos elétricos ainda se encontra em forma embrionária. Para tal, propõe-se observar uma série de fatores que possam ter influência sob os níveis de emissões de gases poluentes, desde condições meteorológicas e fatores relacionados à gestão ambiental até a observação de greves no transporte público ocorridas na última década nos municípios, buscando complementar o estudo prévio de Stucchi (2018). A partir da utilização do método de cross section e considerando o ano de 2017 como o período de análise, o estudo busca confirmar a hipótese supracitada, fornecendo resultados robustos e consistentes de modo a indicar a importância do mesmo para a área de pesquisa em questão.Trabalho de Conclusão de Curso O custo econômico social do congestionamento na cidade de São Paulo(2020) Kalaf, Carolina Toledo de MagalhãesO congestionamento é um problema muito comum em cidades muito populosas como Mumbai, Istanbul, Bogotá, Kiev, Cairo e Recife. A cidade de São Paulo, Brasil, é um grande centro econômico da América Latina e do mundo, e comporta mais de 12 milhões de pessoas apresentando níveis elevados de engarrafamento, sendo atualmente a 3ª cidade com maior nível de congestionamento do Brasil. O alto nível de tráfego lento pode gerar elevados custos para a sociedade devido a externalidade negativa que este gera, entretanto, por este ser um custo de difícil visibilidade é muitas vezes ignorado. Considerando estes fatos, o propósito deste trabalho é estimar o impacto econômico que o tráfego lento traz para a cidade de São Paulo. Os resultados mostram que os custos externos significam aproximadamente 2,37% do PIB da cidade, sendo mais de 16 bilhões de reais que são perdidos na economia anualmente. O custo econômico social chega a 77,7 bilhões de reais.Trabalho de Conclusão de Curso Preços de imóveis na cidade de São Paulo e especulação: Afinal, observa-se uma bolha imobiliária?(2021) Matheus Belarmino NascimentoEste estudo tem como principal objetivo qualificar e avaliar empiricamente se as dinâmicas de preços, no que tange o mercado imobiliário paulistano apresentam padrões especulativos que em última instância poderiam se desdobrar em uma bolha imobiliária. Por meio de testes de cointegração de Johansen e causalidade de Granger busca-se averiguar se os preços dos imóveis na região metropolitana de São Paulo são, de fato, explicados tanto por seus fundamentos intrínsecos, como preço de aluguel, custos relacionados a toda cadeia de produção da Construção Civil, bem como fundamentos microeconômicos sob a forma de crédito. Se por ventura forem obtidos resultados que deem indícios da descorrelação do preço e seus fundamentos, é possível que a metrópole de São Paulo pode estar em processo de bolha imobiliária.Trabalho de Conclusão de Curso Qual é a composição do preço de aluguel dos apartamentos na cidade de São Paulo?(2015) Adas, Pedro LorenziAo se observar anúncios de imóveis para locação na cidade de São Paulo, constata-se que seus valores são muito heterogêneos, mesmo para apartamentos de tamanho similar. O presente estudo examina os determinantes do preço do metro quadrado de aluguel na cidade de São Paulo, identificando quais variáveis tem maior impacto na formação desses preços. Com este intuito, primeiramente foram coletados dados de vários anúncios de imóveis para locação na cidade de São Paulo. O conjunto de dados então foi utilizado para a construção de um modelo de regressão, em cross-section. Os resultados sugerem que as variáveis mais relevantes são, em primeiro lugar, a localização, seguida pelo fato de o imóvel ser mobiliado, novo, e possuir mais ou menos vagas. Dentre as características do condomínio, as únicas que se mostraram relevantes na precificação de aluguel foram piscina e quadra.Trabalho de Conclusão de Curso Um estudo sobre o impacto das políticas de desenvolvimento do transporte viário no uso da bicicleta na cidade de São Paulo(2017) Santos, André Felipe Zeitune Pimentel dosEsse trabalho tem como objetivo analisar a expansão do sistema viário como forma alternativa e original para se locomover na cidade de São Paulo. Será feito um estudo no qual se pretende analisar o impacto da criação das ciclovias no uso da bicicleta através de uma pesquisa de campo (questionário) que pretende avaliar a hipótese de que após a ampliação do sistema viário as pessoas avaliadas começaram a usar mais a bicicleta como modo de transporte e lazer. Ainda, de acordo com os resultados, também poderá ser discutido alguns meios mais eficazes de desenvolver o transporte bicicletário, até possibilitando resolver e solucionar alguns impasses e problemas que o cidadão de São Paulo possa e enfrenta atualmente com o desenvolvimento viário.Trabalho de Conclusão de Curso Violência de gênero na cidade de São Saulo: quem são as mulheres que mais sofrem?(2016) Scodeler, Bárbara Cristina GonçalvesO presente artigo tem como objetivo analisar as ocorrências de violência doméstica na cidade de São Paulo, nos anos de 2003, 2008 e 2013. O trabalho utiliza-se de um modelo econométrico logit para determinar quais características que são mais impactantes no aumento ou diminuição da chance de agressão no município, dentre elas, renda, idade, estado civil e escolaridade.Trabalho de Conclusão de Curso De onde vem o trânsito de São Paulo?(2014) Perez, Manuela MilanO presente artigo visa entender as origens do cenário caótico de trânsito na cidade de São Paulo. Para tanto, retrata como foi o extenso crescimento urbano da município de São Paulo, bem como os desequilíbrios que foram estabelecidos em tal processo. Também, analisará as falhas de mercado existentes neste contexto e a priorização ao transporte privado frente ao público feito historicamente pela política pública. Por fim, trará a luz da teoria uma análise contrafactual do problema e discutirá políticas capazes de corrigir as falhas de mercado existentes.Trabalho de Conclusão de Curso Análise comparativa entre políticas públicas educacionais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro(2013) Rodriguez, Bruno BazoberryO presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente as Políticas Públicas Educacionais dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos destacados dentre as economias mais importantes e representativas do país, as políticas planejadas para o setor educacional apresentam divergências significativas. Por meio da verificação dos Planos Plurianuais dos Estados desde 2008 até as ações previstas para 2015, o estudo apontará as singularidades propostas por eles e como podem ser alocados em quatro blocos representativos: Gestão Administrativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Estrutura. Apesar de o Estado do Rio de Janeiro estar na penúltima colocação no ranking do Ideb de 2009 (divulgado em 2010), no Ensino Médio, em 2012, o Estado salta para a 15ª colocação. O fato de um número maior de ações voltadas à Gestão Pedagógica e Gestão de Pessoas, pode ser um dos fatores de sucesso para o resultado apresentado.