Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do imposto sobre produtos industrializados no setor automotivo
    (2015) Shimizu, Felipe Farinha
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor automotivo, que é uma área significativa para a economia brasileira, frente às alterações da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados. Isso será feito por meio de uma descrição da importância do setor, dos critérios utilizados na determinação das alíquotas e por meio de um questionamento diante do protecionismo da indústria local. O trabalho tentará esclarecer se a variação do IPI, de fato, impacta nas vendas e se essa medida é a mais eficaz para estimular a indústria automobilística em momentos de crise financeira mundial, avaliando o reflexo da desoneração nos níveis de emprego e na arrecadação fiscal.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto do rodízio sobre a compra de automóveis em São Paulo
    (2012) Chen, George Tan San
    É evidente que o trânsito está, cada vez mais, representando um problema sério do mundo moderno. Tanto a perda de tempo em congestionamento, quanto os impactos negativos à saúde da população exercem implicações relevantes no âmbito econômico. Este estudo se propõe a revisar algumas das principais políticas de restrições veiculares pelo mundo todo e averiguar um aspecto importante a respeito do sistema adotado em São Paulo: o seu impacto sobre a compra de automóveis em São Paulo. Em um primeiro momento, analisa-se o comportamento das aquisições e despesas com aquisições de automóveis dentro das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os anos 1995-1996, 2002- 2003 e 2008-2009 (complementarmente). Por fim, através da metodologia Diferenças em Diferenças pretende-se verificar o impacto do rodízio, implantado em 1997, sobre a compra de automóveis na região metropolitana de São Paulo. Tanto os resultados para automóveis, quanto os para motocicletas – também estudada como análise complementar – demonstram que o rodízio exerceu um impacto positivo de 3,6% sobre a compra de automóveis e 1,5% sobre a compra de motocicletas, dentro da região metropolitana de São Paulo.