Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desafios do processo de avaliação de empresas: Um estudo de caso da Tesla.
    (2022) Sansaloni, Lucas Oliveira Pinto
    Empresas e modelos de negócios novos trazem desafios a sua avaliação, de forma que os métodos tradicionais são distorcidos por alguns drivers e métodos menos tradicionais têm menos credibilidade por depender de expectativas da própria empresa. Pensando nesse processo, a Tesla, por ser uma empresa de rápido crescimento em um mercado novo que compete com um mercado já consolidado, é utilizada como um estudo de caso visando analisar os efeitos de diferentes métodos de valuation na avaliação de empresas novas. Através de dados financeiros da Tesla, de pares do mercado automobilístico e do próprio mercado, foram feitas análises de três diferentes métodos de valuation: Fluxos de Caixa Descontados, Lucro Econômico e Múltiplos. A Tesla, mesmo sendo uma empresa já em um estado mais maduro que uma empresa nova, sua avaliação ainda passa pelos mesmos desafios que muitas startups, apontando distorções em cada um dos métodos, de forma que a utilização de diferentes métodos se torna necessária para visualizar essas diferenças, principalmente para empresas menos consolidadas.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como escolher uma franquia com base em seu desempenho?: aplicação para o segmento de educação no Brasil
    (2015) Araujo, Rafael Nobrega de
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e complementar os modelos de mensuração do desempenho de franquias no Brasil do setor educacional, por meio da revisão de indicadores existentes e vigentes no setor utilizando como ponto de partida modelos teóricos desenvolvidos por outros autores. Para isto, foram utiliza-dos prioritariamente dados econômicos e não econômicos disponibilizados pela As-sociação Brasileira de Franchising (ABF). Como resultado, verificou-se a validade dos indicadores e modelos propostos no setor, além do desenvolvimento de novos indicadores que promoveram importantes conclusões que possibilitam tanto aos franqueados quanto aos franqueadores avaliar e melhorar o desempenho das fran-quias em seus respectivos setores.