Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
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Trabalho de Conclusão de Curso Os determinantes do desempenho escolar no Paraná.(2021) Móres, ViniciusEsse trabalho é a primeira parte de um estudo que visa, a partir da realização de exercícios econométricos, analisar o desempenho dos alunos do Paraná na prova de matemática do SAEB 2015, a partir de um conjunto de características dos alunos, diretores, professores e escolas. O desenvolvimento desse trabalho consiste na contextualização do tema, discussão de literatura, estatísticas descritivas, metodologia e resultados econométricos.Trabalho de Conclusão de Curso Efeitos da pandemia nas atividades escolares: um estudo com a PNAD Covid(2021) Santos, Gabriel Paulino dosO artigo a seguir busca encontrar as consequências da pandemia para a educação no Brasil. Para tal, são feitas análises nos níveis de indivíduos e de cidades. As variáveis que serão analisadas em ambas as categorizações são realização de atividades escolares e evasão escolar. Do ponto de vista dos indivíduos, tal análise permite entender quais fatores mais afetam o desempenho escolar e a probabilidade de abandonarem os estudos. Do ponto de vista dos municípios, é possível entender como essas variáveis se comportam em um nível aglomerado. Assim, é possível entender quais tipos de políticas públicas seriam mais efetivas em períodos como esse.Trabalho de Conclusão de Curso Uma análise do impacto na educação e trabalho infantil após a implementação Da Lei Labour Act (2006) em Bangladesh(2019) Gimenes, Gabriel Lucca SenoniO objetivo deste artigo é analisar, por meio do método do Controle Sintético, o efeito causado na educação das crianças e jovens adolescentes a partir da implementação do Ato de Leis Trabalhistas em 2006 em Bangladesh. Será verificado se as Leis foram de fato efetivas para a diminuição do trabalho e aumento da educação infantil no país, por meio da taxa de matrícula nas escolas. Para isso, será criado um cenário sintético com base em outros países no qual a implementação do Ato de Leis Trabalhistas não teria ocorrido. Para que então seja possível a comparação entre o cenário real e o cenário sintético do efeito dessa intervenção na educação do país em questão. Os resultados obtidos demonstram que políticas como essas surtem efeito positivo na educação do país, aumentando a taxa de matrícula dos jovens nas escolas.Trabalho de Conclusão de Curso Programa Universidade para Todos (Prouni): relação entre desempenho acadêmico, características dos alunos e custo benefício(2020) Galvão, Christopher GomesHistoricamente, o Brasil se mostrou um país com evidente desigualdade de oportunidades, sendo uma de suas consequências o acesso restrito ao ensino superior às classes com maior poder aquisitivo. Nos últimos anos, porém, a população de baixa renda vem presenciando um cenário mais favorável desde a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), através dasisenções fiscais àsinstituições privadas. Este trabalho tem como objetivo entender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos alunos do Prouni e analisar o custo-benefício do programa, com base na renúncia fiscal do governo, as notas nas provas do Enade e, com o auxílio da literatura, a influência das notas nos exames de proficiência nos salários futuros dos alunos. Os resultados mostram que os alunos do programa têm um melhor desempenho no Enade, o background familiar e o educacional são determinantes para explicar a nota na prova, e que o Prouni tem uma taxa interna de retorno (TIR) de 2,29%.Trabalho de Conclusão de Curso Atraso educacional brasileiro: uma questão histórica ou um problema de gestão(2019) Menezes, Felipe Reis.O objetivo desse trabalho é analisar, através de métodos estatísticos e uma base de dados extensa do PISA (Programe for International Student Assesment) , quais são os principais fatores responsáveis pelo atraso educacional que acontece no Brasil hoje em dia. Verificando o quanto desse atraso é uma consequência do histórico de desigualdade e baixo investimento em educação do país e o quanto esse problema está ligado a uma má gestão de recursos.Trabalho de Conclusão de Curso O Efeito da educação sobre os crimes violentos nos municípios brasileiros(2019) Audi, André BasileNesse trabalho examino a relação entre educação e os crimes violentos. O debate sobre o crime tem girado em torno de soluções pragmáticas para a segurança pública. Quando comparamos a situação criminal do país com o resto do mundo, percebemos que ainda há muito a ser conquistado nessa área, já que o Brasil ainda figura entre os países mais violentos do mundo. Utilizamos uma regressão em painel, com as informações divulgadas no Censo Demográfico do IBGE e estatísticas vitais do DATASUS. Uma análise prévia dos dados aponta para um significativo avanço na abrangência da educação no Brasil. As estimativas mostram que um aumento de 1% no número de graduados do Ensino Médio entre 18 e 22 anos pode gerar uma diminuição no número de óbitos por causas externas em 0,38 por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros.