Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A crise do governo Dilma sob um olhar da Escola Austríaca
    (2023) Barbosa, Bruna Gomes
    Este trabalho tem por objetivo investigar a crise do governo Dilma com a visão da escola austríaca, utilizando o modelo de Garrison com as etapas de produção e o triângulo de Hayek além da fronteira de possibilidades de produção e o mercado monetário. O período de análise foi de 2011 a 2016. Espera-se que se torne claro que a recessão ocorrida no período foi criada em ambos os mandatos de Dilma Roussef e de como a Teoria Austríaca do ciclo econômico (TACE) pode ser um ferramental válido para explicar os processos econômicos que levaram á maior recessão da história econômica brasileira
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Escola de Salamanca e Escola Austríaca: o papel do pensamento católico na história do livre mercado
    (2022) Gurgel, Marcos Chaves
    O filósofo e teólogo Joseph Ratzinger, em várias das suas obras e nos seus discursos, aborda como a civilização ocidental foi construída no tripé: filosofia dos gregos, direito romano e tradição judaica cristã. Não há necessidade de fazermos partes desses “clusters” para chegarmos à conclusão dos impactos deles na construção social que temos hoje. O presente trabalho busca olhar para esse passado, mais especificamente para o auge e fim da escolástica na idade média e apresentar seus pontos de comunhão com a Escola Austríaca de Economia. Escolhemos então a escola de Salamanca (escolástica tardia) para representar o pensamento econômico e moral da Igreja Católica na Idade Média, que será um caminho possível para o pensamento atual da Igreja Católica. Somado a isso, escolhemos uma linha de pensamento econômico que é radical, enquanto princípio “laissez faire” do mercado, essa escola, Escola Austríaca de Economia, representará o livre mercado. Então através de oito subitens: propriedade privada, valor e preço justos, salário justo, lucro, comércio, finanças públicas, inflação e juros, investigaremos o ponto de comunhão e discordância entre as duas Escolas. Teremos como conclusão que, de acordo com os pontos analisados, existe uma forte “correlação positiva” entre as duas escolas. Apontamos, ainda, que essa correlação pode ser explicada como causalidade histórica, como apontado no item 4. A conclusão final é que, se aceitarmos que a Escola de Salamanca e a Escola Austríaca de economia são boas “proxies” para representar o pensamento católico e o livre mercado, respectivamente, logo concluiremos que o pensamento católico muito incentivou o fortalecimento de instituições e ideias que ajudaram a florescer o livre mercado.