Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto dos fundos de Private Equity na performance das empresas pós IPO: Uma análise financeira e operacional do setor de Saúde brasileiro
    (2022) Vergueiro, Nicholas Fuga
    O presente estudo busca analisar o desempenho financeiro e operacional das empresas do setor de saúde brasileiro que receberam aportes de fundos de Private Equity. Com o intuito de viabilizar tal análise, utilizamos os principais indicadores propostos pela literatura do tema para as empresas da bolsa de valores pós-IPO, comparando as empresas que tinham fundos de Private Equity presentes no capital social no momento da oferta de ações com as que não o tinham. De acordo com os principais estudos da academia global e das diretrizes que guiam os investidores de Private Equity, esperar-se-ia que o desempenho das companhias com tal tipo de aporte deveria ser diferente quando compradas as companhias que não tiveram tal tipo de aporte. Utilizando uma base das 19 empresas de saúde que abriram capital na B3 entre 2000 e 2022, investigou-se os indicadores de (i) Crescimento de Receita (ii) Variação na Margem EBITDA, (iii) ROA e (iv) Alavancagem das companhias nos três anos após IPO. Os resultados sugerem que no primeiro ano após IPO as empresas que receberam investimentos de Private Equity possuem um crescimento de receita superior, ao passo que possuem indicadores de ROA inferiores as empresas que não receberam tal tipo de investimento, especialmente para o 3º ano após IPO. Para os indicadores de Variação de Margem EBITDA e Alavancagem não foi possível obter resultados significativos, mas intuitivamente esperar-se-ia uma variação positiva na Margem EBITDA frente as companhias que não possuíram fundos de Private Equity e uma Alavancagem inferior dada a facilidade de captação de Equity em detrimento de Dívida.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desafios do processo de avaliação de empresas: Um estudo de caso da Tesla.
    (2022) Sansaloni, Lucas Oliveira Pinto
    Empresas e modelos de negócios novos trazem desafios a sua avaliação, de forma que os métodos tradicionais são distorcidos por alguns drivers e métodos menos tradicionais têm menos credibilidade por depender de expectativas da própria empresa. Pensando nesse processo, a Tesla, por ser uma empresa de rápido crescimento em um mercado novo que compete com um mercado já consolidado, é utilizada como um estudo de caso visando analisar os efeitos de diferentes métodos de valuation na avaliação de empresas novas. Através de dados financeiros da Tesla, de pares do mercado automobilístico e do próprio mercado, foram feitas análises de três diferentes métodos de valuation: Fluxos de Caixa Descontados, Lucro Econômico e Múltiplos. A Tesla, mesmo sendo uma empresa já em um estado mais maduro que uma empresa nova, sua avaliação ainda passa pelos mesmos desafios que muitas startups, apontando distorções em cada um dos métodos, de forma que a utilização de diferentes métodos se torna necessária para visualizar essas diferenças, principalmente para empresas menos consolidadas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Relações entre o desempenho econômico-financeiro e o desempenho esportivo nos clubes brasileiros de futebol
    (2021) Miguel Machado Stanzis
    Ao longo dos anos o futebol tem deixado ser apenas uma prática esportiva de lazer e ganhado cada vez mais um caráter de negócios. Apesar da evolução significativa na regulação deste setor no Brasil durante as últimas décadas,ainda há muito espaço para melhorias em termos de gestão e responsabilidade financeira. Clubes enfrentam desafios inerentes ao esporte que os distinguem de qualquer atividade econômica, mas como em qualquer outro setor, o sucesso de suas atividades está intimamente ligado com o desempenho financeiro apresentado. Neste trabalho foram utilizadas as demonstrações financeiras dos vinte clubes que disputaram a primeira divisão do campeonato brasileiro de 2014 e a elaboração de um ranking padrão para comparação dos desempenhos financeiros em termos de rentabilidade, endividamento e liquidez destes clubes nos anos de 2014 e 2019, buscando avaliar o que mudou nos negócios do setor como um todo, como o ranking se alterou nesse intervalo e de que maneira isso pode ser visto dentro de campo. No geral, o que vemos é um ambiente competitivo mais acirrado, que ao mesmo tempo que impulsiona as gerações de receitas, também pressiona as margens aumentando os custos, mas não gerando caixa suficiente para financiar as expansões pretendidas, deixando como alternativa o aumento da alavancagem dos clubes. Além disso, nota-se que em 2014 o impacto do desempenho financeiro dos clubes no desempenho esportivo era ambíguo, deixando espaço para dúvidas sobre a existência de relação entre um fator e outro, já em 2019 ficou muito mais claro que aqueles que se organizaram financeiramente colheram bons resultados frutos de gestões austerastendo resultados dentro de campo significativamente melhor do que aqueles que não o fizeram.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre a transparência nas divulgações financeiras de times de futebol brasileiros
    (2021) Marina Florez Ramos Lopes
    O futebol, além de ser o esporte mais popular do Brasil, movimenta bilhões de reais em receita por ano. Apesar disso, os relatórios financeiros dos clubes ainda estão muito distantes em qualidade de informação e transparência se comparado às empresas de outros setores econômicos. Com isso em mente, esse estudo visava comparar as demonstrações financeiras de 4 times de futebol brasileiro de forma qualitativa, analisando a publicação de suas notas explicativas, contratação de auditorias independentes de renome e divulgação dos ativos intangíveis referentes aos atletas (aquisição de atletas, atletas em formação e formados). A amostra do estudo foi escolhida pela colocação dos times no Campeonato Brasileiro de 2020, os 4 primeiros colocados. Os resultados do estudo confirmam que ainda há pouca transparência nas publicações dos relatórios anuais, e que apesar de alguns times terem demonstrações mais completas que outros, todas ficaram aquém das informações exigidas pelas normas brasileiras do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Manual de Contabilidade para Entidades Esportivas da APFUT.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fintechs: história e oportunidades do mercado bancário na era digital
    (2021) Maria Fernanda Ferreira Lisboa
    A relação entre tecnologia e mercado financeiro é datada de 1866, quando a primeira transmissão de informações financeiras entre fronteiras ocorreu e, desde então – mas notadamente a partir das duas últimas décadas do século passado -, a digitalização foi algo presente entre os bancos tradicionais. No entanto, somente após a crise americana do subprime (modalidade de financiamento sem efetiva garantia) em 2008 e do significativo avanço da tecnologia, foi que, de fato, um novo agente surgiu entre os bancos, as chamadas fintechs. Com a maior regulamentação a que os bancos estão expostos e com a queda de confiança gerada pela crise, o cenário foi propício para que as fintechs surgissem, trazendo não somente mais tecnologia, mas, também, novos produtos e formas diferentes de atendimento, os quais chamaram atenção dos consumidores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Muitos acreditam que esta seja uma grande ameaça e que a era dos grandes bancos vai chegar ao fim. Por outro lado, vários autores argumentam que esta pode ser uma grande oportunidade para que fintechs e bancos unam forças e gerem sinergias para conquistar o mercado.