Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    BRF, MARFRIG E JBS: avaliação de Empresas do setor frigorífico brasileiro em relação a recomendações de analistas
    (2020) Oliver, Victor Rigueiro Iencius
    Ao longo dos últimos anos, o interesse da população brasileira por investimentos em renda variável tem crescido de maneira acelerada. De tal forma, as avaliações de desempenho das companhias e os preços-alvo divulgados por analistas tem se tornado uma grande ferramenta para os que não detém conhecimento o suficiente sobre o assunto. Entretanto, certas vezes os estudos elaborados não refletem a realidade das companhias, e sim o interesse do analista em divulgar resultados que lhes favoreçam. De tal forma, os mesmos podem induzir muitos investidores a apostar em ativos errados. Portanto, o estudo teve como objetivo compreender as avaliações e incentivos para a formação de preços alvo divulgadas por analistas e a verificação da confiança nos mesmos. De tal forma, foi utilizado o método do Fluxo de Caixa Descontado para o estudo de três companhias brasileiras, JBS S.A. (JBSS3), BRF S.A. (BRFS3) e Marfrig Global Foods S.A (MRFG3), e assim comprovar a partir dos resultados obtidos que análises simples e sem conflitos de interesse seguem a linha de preços de estudos divulgados por profissionais do mercado financeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estimação do poder de mercado dos frigoríficos no Brasil
    (2009) Amorim Neto, Jerônimo Alves de
    O objetivo desta monografia é analisar a relação entre pecuaristas e frigoríficos no mercado físico, no Brasil, e verificar se existe alguma evidência de poder de mercado nessa relação, o que a tornaria assimétrica. Os estados estudados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo por serem os maiores produtores e exportadores de carne do país, constituindo uma amostra significativa. O modelo de Schroeter (1988) foi simplificado, adaptado e aplicado para uma amostra que vai de Setembro de 2006 a Março de 2009. Apesar da concentração do mercado, indicada pelo HHI, não foram encontrados indícios de poder de mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
    (2010) Caldeira, Luana Stamato
    O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.