Graduação em Economia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso BRF, MARFRIG E JBS: avaliação de Empresas do setor frigorífico brasileiro em relação a recomendações de analistas(2020) Oliver, Victor Rigueiro IenciusAo longo dos últimos anos, o interesse da população brasileira por investimentos em renda variável tem crescido de maneira acelerada. De tal forma, as avaliações de desempenho das companhias e os preços-alvo divulgados por analistas tem se tornado uma grande ferramenta para os que não detém conhecimento o suficiente sobre o assunto. Entretanto, certas vezes os estudos elaborados não refletem a realidade das companhias, e sim o interesse do analista em divulgar resultados que lhes favoreçam. De tal forma, os mesmos podem induzir muitos investidores a apostar em ativos errados. Portanto, o estudo teve como objetivo compreender as avaliações e incentivos para a formação de preços alvo divulgadas por analistas e a verificação da confiança nos mesmos. De tal forma, foi utilizado o método do Fluxo de Caixa Descontado para o estudo de três companhias brasileiras, JBS S.A. (JBSS3), BRF S.A. (BRFS3) e Marfrig Global Foods S.A (MRFG3), e assim comprovar a partir dos resultados obtidos que análises simples e sem conflitos de interesse seguem a linha de preços de estudos divulgados por profissionais do mercado financeiro.Trabalho de Conclusão de Curso Estimação do poder de mercado dos frigoríficos no Brasil(2009) Amorim Neto, Jerônimo Alves deO objetivo desta monografia é analisar a relação entre pecuaristas e frigoríficos no mercado físico, no Brasil, e verificar se existe alguma evidência de poder de mercado nessa relação, o que a tornaria assimétrica. Os estados estudados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo por serem os maiores produtores e exportadores de carne do país, constituindo uma amostra significativa. O modelo de Schroeter (1988) foi simplificado, adaptado e aplicado para uma amostra que vai de Setembro de 2006 a Março de 2009. Apesar da concentração do mercado, indicada pelo HHI, não foram encontrados indícios de poder de mercado.Trabalho de Conclusão de Curso Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade(2010) Caldeira, Luana StamatoO objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.