Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Moita, Rodrigo Menon Simões
Mizumoto, Fábio Matuoka
Área do Conhecimento CNPQ
Citação