Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
Carregando...
Autores
Orientador
Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Moita, Rodrigo Menon Simões
Mizumoto, Fábio Matuoka