Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade

Imagem de Miniatura

Autores

Caldeira, Luana Stamato

Orientador

Lazzarini, Sérgio Giovanetti

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2010

Unidades Organizacionais

Resumo

O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.

Palavras-chave

Frigoríficos; Rentabilidade; Poder de mercado e eficiência

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Moita, Rodrigo Menon Simões
Mizumoto, Fábio Matuoka

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por