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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
Authors: Caldeira, Luana Stamato
Examination board: Moita, Rodrigo Menon Simões
Mizumoto, Fábio Matuoka
Advisor: Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Publication Date: 2010
Original Abstract: O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.
Keywords in original language : Frigoríficos
Rentabilidade
Poder de mercado e eficiência
Abstract: The aim of this monograph is to analyze what are the factors that determine the profitability of the beef slaughter houses in Brazil, focusing on efficiency issues and/or market power issues that are important in determining the net margin of the sector. The sample includes the years from 1997 to 2009, and panel data analyzes were done. The results indicated that the explanatory variables related to the market power, such as the number of competitors in the slaughter house region of operation, and the variables related to efficiency issues, such as the years of experience of the firm, are both important to determine the net margin of the sector. In addition, it was included on the regressions the interaction “number of competitor” and “scale”. The result shows that the scale effect is bigger when the number of competitors in the region is high, therefore the production level of the firm helps to reduce the competitive pressure, so in this way the variable “scale” can be related with market power.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

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