Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade

dc.contributor.advisorLazzarini, Sérgio Giovanetti
dc.contributor.authorCaldeira, Luana Stamato
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorCaldeira, Luana Stamato
dc.date.accessioned2015-05-21T12:42:25Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:24:27Z
dc.date.available2010
dc.date.available2015-05-21T12:42:25Z
dc.date.available2021-09-13T02:24:27Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted21/05/2015
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.pt_BR
dc.description.otherThe aim of this monograph is to analyze what are the factors that determine the profitability of the beef slaughter houses in Brazil, focusing on efficiency issues and/or market power issues that are important in determining the net margin of the sector. The sample includes the years from 1997 to 2009, and panel data analyzes were done. The results indicated that the explanatory variables related to the market power, such as the number of competitors in the slaughter house region of operation, and the variables related to efficiency issues, such as the years of experience of the firm, are both important to determine the net margin of the sector. In addition, it was included on the regressions the interaction “number of competitor” and “scale”. The result shows that the scale effect is bigger when the number of competitors in the region is high, therefore the production level of the firm helps to reduce the competitive pressure, so in this way the variable “scale” can be related with market power.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/600
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectFrigoríficospt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.subjectPoder de mercado e eficiênciapt_BR
dc.titleSetor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidadept_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simões
local.contributor.boardmemberMizumoto, Fábio Matuoka
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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