Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os fatores do acesso à educação remota no Brasil em meio a pandemia do corona vírus (Covid-19)
    (2020) Pinheiro, Alexandre Tasca
    O presente estudo busca analisar os fatores do acesso à atividades escolares em meio a pandemia do corona vírus no Brasil. Por meio de modelos econométricos e para variáveis resposta binarias como Probit através de micro dados. Com o objetivo de identificar raças, regiões e faixas de renda mais afetadas pelo cancelamento das aulas presenciais para auxiliar n desenvolvimento de políticas públicas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelo de previsão de falência de empresas brasileiras utilizando variáveis financeiras e macroeconômicas
    (2020) De Callis, Vinícius Letti Zacharias
    O objetivo deste estudo é avaliar a previsão de falências de empresas brasileiras via regressão logística, utilizando variáveis contábeis disponíveis em balanços patrimoniais e dados macroeconômicos. Vale destacar que estudos dessa natureza no Brasil esbarram na escassez de dados contábeis das instituições que faliram, além da alteração jurídica ocorrida em 2005 com a criação da recuperação judicial. Construiu-se a base de dados para análise a partir dos dados de balanço e demonstrativos de resultados de 208 empresas brasileiras não financeiras e não públicas, entre elas 32 empresas falidas no período de 2007 a 2018. Foram utilizados 6 tipos de variáveis contábeis: tamanho, liquidez, endividamento, capitalização, eficiência e rentabilidade e 5 variáveis macroeconômicas; variação do produto, taxa de juros, inflação, produto e taxa de desemprego. Foi utilizado o modelo Logit, de modo a prever se a empresa entrou ou não em recuperação judicial. Esperava-se modelos com alto grau de assertividade, uma vez que, na literatura vários modelos superam os 90%, entretanto, foi necessário a colocação de um corte quando a sensibilidade ultrapassou os 80% deixando estes modelos mais fracos. Além disso, as variáveis macroeconômicas - foco deste estudo - não se demonstram significantes quando consideradas sem interações, mas quando combinadas com os índices contábeis, passam a ser significantes. Outro fato é que, quando verificada a capacidade de predição com o método de cross-validation, leave one out, os modelos com variáveis macro e modelos de variáveis com interação não apresentaram melhores resultados.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O Impacto da lei das Cotas na Migração do Ensino Básico
    (2019) Mannes, Yuri Sporrer
    O objetivo deste trabalho é examinar o impacto da Lei das Cotas (Lei nº 12.711), promulgada em agosto de 2012, sobre as migrações entre escolas públicas e privadas do ensino básico. Migração que se intensificava nas últimas décadas com forte aumento de alunos na rede privada, que por sua vez apresenta maior qualidade de ensino. Utilizando o método de diferença em diferenças, foi estimado um modelo logit para avaliar o impacto da lei, com a expectativa de que a política tivesse influenciado negativamente a probabilidade de migração das escolas privadas para a rede pública de ensino. A análise foi feita com base nos coortes 2011-2012 e 2013-2014, mas resumiu-se ao estado de Santa Catarina. Os resultados, entretanto, apontam que a Lei das Cotas não teve um impacto significativo sobre a chance de um aluno da rede privada migrar para uma escola pública, descartando a hipótese de que tal lei tenha distorcido artificialmente o processo de escolha das famílias. Outras variáveis relacionadas ao desempenho acadêmico tiveram grande significância, assim como raça e características sociais regionais. O estudo apresenta limitações por se restringir a um único estado da federação e não ter acesso a outras características individuais que possam explicar a tomada de decisão da migração, como renda familiar e instrução dos pais/responsáveis.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre o abandono escolar e o incentivo dos pais na educação de seus filhos
    (2021) Isabela Mariani Gomes
    O objetivo do presente estudo é de analisar a relação do abandono escolar com a interação dos pais com os filhos na educação. Por meio de uma teoria econômica envolvendo capital humano, financeiro e social, sendo o último a variável que representa essa relação entre os familiares, acredita-se que uma maior interação dos pais com os filhos levará a um menor abandono escolar. Para tal análise, será utilizado a base de dados PeNSE (2015), que abrange diversos temas sobre segurança e saúde aos alunos. Além disso, o modelo utilizado é o Logit por se tratar de uma variável resposta binária. O resultado encontrado foi o oposto ao esperado, ou seja, a relação dos pais com os filhos afeta negativamente o abandono escolar. Por mais que o estudo tenha apresentado o resultado inverso destaca-se que houve limitação, a variável resposta é uma incerteza dado que os alunos ainda estão na escola, ou seja, eles acreditarem que irão concluir o Ensino Médio pode não ocorrer.