Graduação em Economia
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Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Motivação no ambiente de trabalho: fatores motivacionais de indivíduos em grandes empresas(2020) Lech, Marina Torres GrandeA motivação no trabalho é um tópico que está em constante renovação, principalmente por conta das mudanças que ocorrem em cada indivíduo ao longo do tempo. Por conta disso, apesar de já existir um extenso material teórico a respeito do tema, este estudo busca entender quais são os fatores motivacionais mais importantes para a sociedade atualmente. Para isso, usou-se como base de análise os dados da Pesquisa Anual de Engagement de 2019 de uma das maiores empresas de bens de consumo do Brasil, que conta com 48 perguntas para entender o nível de engajamento e motivação de seus funcionários. Com o uso da Análise Fatorial, dessas 48 variáveis originais foram criados 8 fatores: 1) Relacionamento com a Equipe e Desenvolvimento, 2) Liderança Direta, 3) Liderança Sênior e Remuneração, 4) Desempenho, 5) Propósito e Cultura, 6) Qualidade de Vida, 7) Ambiente de Trabalho e 8) Ética e Segurança. Através de uma Regressão Linear Múltipla, concluiu-se que o fator que mais tem impacto na motivação de um indivíduo é Propósito e Cultura, e o de menor impacto é Ética e SegurançaTrabalho de Conclusão de Curso Entendendo as motivações dos hackers: um estudo sobre o modelo de desenvolvimento open source(2009) Ribeiro, Gustavo de PaulaNeste trabalho de monografia são estudados os possíveis indutores de comportamento que levam uma extensa e heterogênea gama de indivíduos de diversos países a contribuírem com projetos open source. Uma survey foi realizada comprovando que fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos contribuem conjuntamente na decisão de indivíduos de dedicarem tempo em tais projetos.Trabalho de Conclusão de Curso A racionalidade e incentivos sobre as recompensas dos CEO´s(2011) Franco, Pedro CabralEsta pesquisa procura compreender e analisar a racionalidade das recompensas dos CEOs. Para isso, são utilizadas as visões da economia neoclássica e da economia comportamental. Tenta-se compreender como o dinheiro motiva e altera os incentivos das pessoas. Este estudo concentra-se somente em CEOs americanos não mencionando nenhum outro país.Trabalho de Conclusão de Curso O aumento da legitimidade das organizações não governamentais brasileiras através da qualificação profissional(2013) Leite, Carina MithiO objetivo do trabalho é entender a importância da qualificação profissional utilizando como análise as políticas de recompensas exercidas para os funcionários do Terceiro Setor e assim, observar e verificar sua relação com o grau de legitimidade que as ações das Organizações Não Governamentais possuem no Brasil. Após uma revisão bibliográfica foram realizadas entrevistas com diretores e funcionários de ONGs e de Institutos Empresariais para observar na prática quais são as políticas de gestão de pessoas, se os funcionários concordam ou não com estas políticas e o que eles achavam que deveria melhorar. Assim, o que se observou foi uma evolução na gestão das ONGs, principalmente com o surgimento dos Institutos e principalmente pela influência que o Segundo Setor tem sobre as organizações sociais, em relação à eficiência dos custos e impactos dos resultados. Porém, quando se trata de remuneração e retenção dos melhores funcionários as organizações sociais ainda estão se apresentando como iniciantes. Outro ponto observado é a falta de instrução jurídica que as ONGs tem com relação a diversos benefícios que poderiam aumentar a produtividade e autoestima dos funcionários, como por exemplo, a remuneração variável.