Graduação em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro
    (2022) França, Nícolas Gomes
    Ainda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Inflação no mundo durante a pandemia
    (2022) Jaber, Maria Vitoria Gilardi
    Anterior à pandemia do Covid-19, o mundo apresentava um cenário de inflação moderada e estável. Entretanto, mesmo a partir de um caso de retração econômica global a inflação surgiu nos mais diversos tipos de países, apesar da queda da atividade. O objetivo do estudo é analisar quais os grupos da inflação mais afetados. E ponderar sobre a trajetória inflacionária de cada país e a atuação de seus respectivos bancos centrais.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pandemia, setores econômicos e indicadores contábeis - Uma análise amostral contábil das empresas listadas na b3 dos setores econômicos que foram mais afetados pela pandemia
    (2022) Romanini, Luísa Bechara
    A pandemia da COVID-19 foi algo que gerou muita insegurança na saúde da população em geral, além de ter causado incertezas no âmbito corporativo, uma vez que uma das melhores formas de conter a transmissão é o distanciamento social, em vista da falta de vacina até então. Desse modo, as empresas tiveram que atuar em um cenário de insegurança, o que exigia constantes avaliações pautadas por julgamento profissional, nos aspectos econômico, financeiro, tributário e jurídico, e seus reflexos contábeis. Diante desse contexto, a presente pesquisa sugere um tema relevante e atual, com o principal objetivo de analisar, por meio da análise de dados contábeis disponíveis dos últimos cinco anos (2017 a 2021), se a maior parte dos resultados fragilizados observados são setor-orientadas, sendo, portanto, fruto de efeito econômico (Covid-19), ou se os efeitos dos resultados contábeis anteriores foram ainda mais importantes para determinar a maior parte destas fragilidades, utilizando onze empresas listadas na B3 de cada um dos setores mais afetados pela pandemia, segundo a lista divulgada pelo Ministério da Economia. A abordagem foi feita por análise qualitativa, realizada por meio de leitura, observação e interpretação dos principais indicadores contábeis adquiridos através das demonstrações contábeis de cada uma das empresas. Por fim, foi realizado o teste de média em vista de saber se a média dos indicadores foram iguais ou diferentes entre os dois períodos. Atualmente, os resultados alcançados demonstraram que a pandemia da COVID-19 não impactou significativamente na continuidade operacional das empresas, embora ela tenha contribuído para agravar alguns casos analisados de empresas que já apresentavam indícios relacionados. As principais limitações identificadas estão relacionadas ao escopo das empresas. Diante disso, as próximas pesquisas podem ampliar esses aspectos, obtendo, inclusive, outros resultados ou resultados complementares.