Graduação em Economia

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uma análise crítica de políticas públicas que o governo brasileiro deveria implementar para transformar o país em uma nação startup
    (2023) Correali, Iolanda Alvarenga
    O presente trabalho busca analisar quais políticas públicas o Brasil deveria aplicar para se transformar em uma nação startup. O empreendedorismo no país vem ganhando cada vez mais força, porém nem todos políticas regentes estão incentivando seu crescimento. Para verificar quais iniciativas devem ser tomadas será estudado as leis e políticas vigentes, visando ver seu impacto no investimento público e privado para o desenvolvimento dessas novas empresas. Para corroborar com este estudo, será realizado um comparativo do país com nações que conseguiram obter sucesso no empreendedorismo, como Israel, Vale do Silício e Singapura.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O modelo de negócio de FinTechs em 2019
    (2019) Ferreira, Arthur Gustavo dos Santos
    FinTech surgiu da junção das palavras Financeiro e Tecnologia, é um startup que trabalha com inovação e otimização de serviços do setor financeiro. A rápida introdução do produto no mercado, a coleta de feedback e o aprimoramento do produto, voltado para o que o consumidor deseja, eleva a probabilidade de sucesso do produto. Este estudo tem como objetivo analisar a evolução do modelo de negócio das FinTechs no Brasil, além, de realizar uma comparação com os tradicionais bancos que dominavam este setor até alguns anos atrás. Este projeto foi baseado na metodologia de estudo de caso de Yin (2010), dividido entre revisão de literatura, análise documental e organização do caso, focado na comparação entre o modelo de negócio de FinTechs e Bancos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O desenvolvimento das fintechs no mercado financeiro
    (2019) Silva, Yuri Castilho da
    Os bancos tradicionais, ao longo de sua trajetória, dominaram o mercado financeiro. O fornecimento de crédito, conta corrente e carteiras de investimento são alguns dos produtos que caracterizam tais bancos. É essencial que um banco ofereça diversos produtos em sua carteira para se adequar aos diversos perfis de investidores no mercado. Isso faz com que, por exemplo, as instituições financeiras busquem inovar cada vez mais em seus produtos. No entanto, o mercado financeiro vem se transformando, se tornando cada vez mais dinâmico. A crescente modernização do mercado financeiro vem afetando, entre outros fatores, a decisão de alocação de recursos dos investidores. Os aplicadores estão cada vez mais interessados em novos produtos, com alto ou baixo risco, do que aos produtos antigos do mercado, como a poupança. Ou seja, a tradição e segurança dos principais bancos e produtos estão cada vez menos sendo fatores exclusivos de decisão. Isso faz com que novas instituições financeiras surjam, devido um maior espaço no mercado, como é o caso das Fintechs. Dado o contexto de modernização do mercado financeiro, esse ensaio tem o objetivo verificar a mudança nas instituições do mercado financeiro, através da criação de Fintechs, especificamente no mercado de crédito, e como os clientes estão se adequando a essa nova forma de instituição financeira. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma das maiores Fintechs do mercado financeiro nacional, a NUBANK.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Métricas de customer experience voltadas a retenção de clientes em startups
    (2017) Yoon, Kevin Min Young
    Em um mundo onde pessoas estão cada vez mais conectadas umas com as outras, o processo de tomada de decisão de um consumidor vem se transformando em algo onde a decisão depende das experiências que elas mesmos tiveram com a marca/produto/serviço. Assim, emerge o marketing moderno, o Marketing de Relacionamento, que foca em criar relações com os seus clientes a fim de poderem trocar experiências para melhoria dos produtos e uma maior satisfação do cliente, dado que a interação entre eles é mais personalizada. Esse trabalho, por tanto, procura dar um direcionamento para a área de relacionamento com os clientes de startups através de uma análise das métricas mais recorrentes em diferentes empresas e na literatura. A importância desse trabalho se justifica na necessidade das startups, que buscam uma receita recorrente proveniente do seu cliente, em se organizar desde cedo para que seja possível construir o seu próprio modelo de relacionamento a partir de uma base acadêmica. O trabalho consiste de uma relação entre diversas literaturas sobre startups, Customer Relationship Management (CRM), métricas de CRM e Customer Experience com o que de fato acontece em uma empresa startup do ramo de tecnologia no setor automotivo brasileiro. Com isso, foi possível concluir como essa empresa está de fato seguindo a literatura de relacionamento com clientes e como isso está de fato alavancando as suas perspectivas receitas uma vez que a satisfação dos seus clientes é de um nível considerado satisfatório para a empresa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelo de desenvolvimento de startups em setores tradicionais: um estudo de caso sobre a Maria Brigadeiro
    (2015) Takaki, Laís Artuso
    Para Blank e Dorf (2012), uma startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo. O termo vem sendo utilizado e aplicado, quase que exclusivamente, para designar negócios nascentes inovadores de tecnologia. Além disso, mais de 75% das startups falham em seu primeiro ano de vida, uma taxa muito superior aos setores tradicionais. Neste contexto, esta monografia visa estudar a aplicação dos conceitos aplicados em startups de tecnologia em setores tradicionais. Para isso, são apresentados os principais referenciais teóricos no tema a partir dos livro The Startup Owner’s Manuel (Steve Blank & Bob Dorf), The Lean Startup (Eric Ries) e Business Model Generation (Alex Osterwalder & Yves Pigneur). Para se aproximar do aspecto prático, será feito um estudo de caso sobre o modelo de negócio e motivações por trás da criação da Maria Brigadeiro, primeira brigaderia gourmet do Brasil.